Compartilhar share

Colegiado de Educação da AMOSC realiza reunião bimestral com entrega oficial da 3ª versão do Currículo Regional do Ensino Fundamental

Publicado em 22/06/2022 às 17:04 - Atualizado em 24/06/2022 às 16:35

Colegiado de Educação da AMOSC realiza reunião bimestral com entrega oficial da 3ª versão do Currículo Regional do Ensino Fundamental.
Secretários municipais de educação, equipes pedagógicas, formadores e entidades realizam entrega oficial do Currículo Regional do Ensino Fundamental ao presidente da AMOSC, o prefeito de São Carlos, Rudi Miguel Sander. A Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ e Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS foram parceiras neste trabalho.

Os estudos, discussões e elaboração do documento envolveu mais de 160 integrantes, entre eles, professores especialistas das universidades parceiras e professores que atuam na educação básica da região. O trabalho iniciou em 2018 e teve como base os documentos referências, a Base Nacional Comum Curricular, Diretrizes Nacionais da Educação, Proposta Curricular e Currículo Base do Território de Santa Catarina, além de documentos dos municípios da região.

O presidente da AMOSC, destacou a importância da região ter um documento que orienta a educação regional, uma referência para o direcionamento do planejamento dos professores e garantir as aprendizagens dos estudantes. Salientou estar feliz e orgulhoso por saber que as equipes vêm fazendo um bom trabalho para formação dos estudantes, que contribui com a melhoria da sociedade, pois a educação um dos pilares fundamentais.

A professora Marizete Matiello, do curso de licenciatura em Educação Física (UNOCHAPECÓ), esteve presente e relatou que “participar da construção do currículo regional da Amosc foi uma grande oportunidade de poder contribuir com o avanço Educacional da nossa região. Finalizou destacando que “tornar um currículo significativo para o chão da escola foi um desafio, mas chegamos ao final desta etapa com uma grata satisfação de ter feito todo esse trabalho em conjunto com os professores das escolas. Acredito que esse documento será uma grande referência regional tanto para os professores, quanto para os cursos de licenciatura que formam professores para toda a região”.

Josiane Kamins, do município de Águas Frias também participou da elaboração da proposta e esteve presente durante a entrega do documento e relatou: “Participar da elaboração do currículo regional foi um momento de reflexão e trocas onde foi possível repensarmos também nossas práticas pedagógicas, com certeza será um marco para cada município que participou deste processo”.

Esteve presente na coordenação deste trabalho, a assessora em educação da AMOSC, Locenir T. de Moura Selivan, prof. Dr. Elcio Ceccheti da UNOCHAPECÓ, prof. Dr. Willian Simões, que contaram com o brilhante e comprometido trabalho de vários professores especialistas das duas universidades e professores da educação básica que atuam nas escolas da região e estão relacionados no documento.Para implementar o currículo regional já estão ocorrendo formação continuada de professores desde o início da elaboração do documento de forma concomitante e será aprofundada nos próximos anos.


Galeria Multimídia

{{grupo.nome}}
  • {{grupo.items.length - 12}}
    {{item.codGaleriaMultimidiaItem}}
Fechar