Compartilhar share

Amosc e Fecam homenageiam ex-prefeito Telvino Basso

Publicado em 29/08/2005 às 00:00 - Atualizado em 03/11/2014 às 15:01

         Um dos poucos homens públicos catarinenses a ocupar quatro vezes o cargo de prefeito municipal, o ex-administrador público Telvino Basso foi homenageado pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e pela Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) durante assembléia dessa entidade municipalista, em Chapecó.

         O presidente da Amosc, prefeito Gilberto Ari Tomasi, entregou em nome da Fecam placa de honra ao mérito e destacou o papel do homenageado na organização da vida comunitária e na infra-estruturação do desenvolvimento de dois municípios: Coronel Freitas e Águas Frias.

         Produtor rural com 64 anos de idade, Telvino Basso ocupou por 18 anos o cargo de prefeito municipal, sempre pelo mesmo partido político, a Arena e seu sucessor, o atual PP. Foi eleito para dois mandatos em Coronel Freitas, onde administrou o município por dez anos - de   1973 a 1977 e de 1982 a 1988. Depois, coordenou o processo emancipatório do distrito de Águas Frias, sendo seu prefeito de 1993 a 1996 e de 2001 a 2004.

         Relata que, no princípio, os maiores desafios consistiam em duas frentes: dotar os municípios de infra-estrutura para a produção, especialmente estradas, eletrificação rural, silos e armazéns e melhorar os serviços públicos com escolas e postos de saúde. Basso foi o pioneiro na criação das patrulhas rodoviárias mecanizadas nos Distritos, as quais eram entregues em regime de comodato à comunidades rurais.

         Aos novos administradores, Telvino dá um conselho: evitar comprometer mais de 30% da receita municipal com a folha de pagamento do pessoal e apoiar os setores produtivos.

         O presidente Gilberto Ari Tomasi destacou que a Fecam homenageou seis personalidades nos festejos do 25º aniversário, sendo três da Amosc - além de Basso, o ex-prefeito e fundador da Fecam Milton Sander e o secretário executivo Celso Vedana. 

Fonte: MB Comunicação


Galeria de Arquivos