Compartilhe

Colegiado de educação da FECAM debate calendário, transporte e avaliação escolar

Publicado em 20/09/2018 às 14:55 - Atualizado em 20/09/2018 às 17:28

Na última quarta-feira (12), representantes de 15 Associações de Municípios estiveram presentes na sede da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, em Florianópolis, para a reunião do Colegiado Estadual de Educação das Associações de Municípios de Santa Catarina. Da AMOSC participaram a Assessora em Educação Locenir de Moura Selivan e o Coordenador do Colegiado da Educação da AMOSC e Secretario de Educação de São Carlos Prof. Sadi Baron.

Um dos destaques foi a proposta de elaboração de um sistema de avaliação estadual de aprendizagem com a parceria entre as redes municipais e estadual de ensino. Santa Catariana é um dos únicos estados que não tem o sistema próprio de avaliação. Grupo de trabalho vai trabalhar na possibilidade de instituir este sistema.

O Colegiado também decidiu pela atuação em relação ao Calendário Escolar. Fecam e Undime encaminharão proposta ao Estado com datas alternativas de início do ano letivo em fevereiro, tendo como término a segunda quinzena de dezembro. O objetivo em 2019 é que o Estado para valide as datas propostas pelas regiões atendendo as características específicas no que se refere a clima, questões econômicas, entre outras.

O Transporte Escolar será outro tema intensamente trabalhado entre 2018 e 2019. A discussão deverá ter abordagem que permita os municípios estabelecerem uma metodologia de colaboração para o atendimento aos estudantes da rede estadual de ensino. Nos próximos dias a Fecam encaminhará planilhas de previsão de atendimento. Com as respostas, a entidade validará uma proposta preliminar.


Av. Getúlio Vargas, 571, Centro, Chapecó - SC
CEP: 89812-000