Compartilhar share

Colegiado de Agricultura da Amosc se reúne para avaliar 2021

Publicado em 20/12/2021 às 08:39 - Atualizado em 20/12/2021 às 08:40

O Colegiado de Agricultura da Amosc – Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina, se reuniu nesta semana, em Pinhalzinho, para avaliar o ano de 2021. Um dos assuntos tratados no encontro foi a estiagem, pois já está causando perdas no setor agrícola e ainda há previsões que indicam baixas quantidades de chuva para este fim de ano, que afetará a colheita dos grãos.

“A estiagem continua afetando toda a região e comentamos sobre as perdas na agricultura. Na semana passada todos os municípios recebemos equipamentos e alguns recursos para amenizar esses impactos. Para Pinhalzinho, avaliamos que o ano na agricultura foi bom, mas, começamos a nos preocupar com o ano após as previsões indicarem que não teremos chuvas significantes para esse mês. Apesar das previsões, encerramos o ano de certa forma bem”, ressaltou o coordenador do colegiado, Honorino Dalapossa, secretário de agricultura de Pinhalzinho.

O diretor-executivo do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Meio-Ambiente (Cidema), Morciel de Araújo, falou sobre a escassez de água para a agricultura e alternativas que podem diminuir os impactos aos produtores. “Debatemos sobre a questão hídrica, a falta de água que estamos vivendo há dois anos devido a poucas chuvas que estão acontecendo. Levantamos algumas demandas e fizemos uma avaliação do que cada município recebeu do governo do Estado. O ano de certa forma foi bom, sofremos com a escassez de água e com o aumento dos insumos. Mesmo assim, a economia mais forte foi a da agricultura”, afirma Morciel.

Também foram debatidas novas demandas e a busca de parcerias para concretizar projetos para o próximo ano. Ficou definido ainda, que as reuniões do Colegiado de Agricultura serão realizadas em forma de rodízio, no município que compõem a AMOSC.


Galeria Multimídia

{{grupo.nome}}
  • {{grupo.items.length - 12}}
    {{item.codGaleriaMultimidiaItem}}
Fechar