AMOSC participa do Fórum da Undime Santa Catarina e Região Sul

Você está visualizando atualmente AMOSC participa do Fórum da Undime Santa Catarina e Região Sul

Encontro reúne gestores e educadores para debater desafios e perspectivas na promoção da qualidade educacional nos municípios de SC e Sul do país.

 

O Colegiado de Educação da AMOSC, juntamente com representantes da equipe pedagógica dos municípios que compõem a microrregião, esteve presente no Fórum Undime Santa Catarina e Região Sul, realizado no período de 19 a 21 de março, na cidade de Florianópolis.

O evento contou com a participação de mais de 700 pessoas da região Sul do país, entre elas o Colegiado dos Secretários Municipais de Educação da AMOSC e o prefeito de São Carlos, Rudi Miguel Sander. A programação contou com diferentes assuntos que possibilitaram a reflexão da temática principal “A Mudança na Educação é Agora”. Os pontos altos do evento foram as palestras,  A Ciência da Felicidade; Compromissos educacionais; Estratégias da Undime pela qualidade do ensino nas redes municipais; Educação empreendedora; Inteligência artificial; Arte e sua contribuição para a humanização; e a programação da escola de tempo integral.

Segundo a coordenadora do Colegiado dos Secretários Municipais de Educação da AMOSC, Idete Zuanazzi Munarini, Secretária de Educação de Paial, o propósito do envolvimento nestes fóruns é contribuir para as discussões já em curso nas redes de ensino dos municípios, especialmente diante do desafio da implementação da meta 6 dos planos municipais de educação, que trata do atendimento em tempo integral nas escolas. “Essas temáticas discutidas estão desafiando as redes de ensino, pois as exigências da atualidade se apresentam cada vez mais complexas. Estar sempre atualizado nesses assuntos contribui significativamente para o trabalho das secretarias municipais, suas equipes e as escolas”.

O evento recebeu avaliações positivas dos participantes. “Nós, como Colegiado, destacamos a participação expressiva da equipe de educação de todos os municípios da AMOSC. Apesar de alguns municípios não terem comparecido, iremos repassar todas essas informações durante as reuniões do Colegiado, visando a melhoria contínua da educação infantil e do ensino fundamental em nossos municípios”, completa Munarini. Foram 14 municípios da região AMOSC que estiveram presentes no evento: São Carlos, Paial, Serra Alta, Pinhalzinho, Nova Itaberaba, Coronel Freitas, Nova Erechim, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Jardinópolis, União do Oeste e Santiago do Sul.