AMOSC e Prefeitura de Formosa do Sul em uma parceria estratégica para o Desenvolvimento Municipal

Você está visualizando atualmente AMOSC e Prefeitura de Formosa do Sul em uma parceria estratégica para o Desenvolvimento Municipal

A Secretaria Executiva  e o Setor de Engenharia/Arquitetura da AMOSC e reuniram-se com o prefeito do município de Formosa do Sul, Jorge Antônio Comunello, junto com os representantes das secretarias e departamentos internos do município, tais como jurídico, engenharia, controle interno, educação, vice-prefeito e secretária de administração. Durante a reunião, foram discutidos temas de interesse público, destacando-se a relevância da participação da AMOSC na gestão municipal. O encontro também foi uma oportunidade para o prefeito expressar seu reconhecimento pelo trabalho desempenhado pela associação em benefício da administração local.

 

Estratégicas e Adequações aos projetos de obra pública

 

O Diretor Técnico, do Setor de Engenharia/Arquitetura da AMOSC, Jorge Drews, apresentou as mudanças decorrentes da adoção da metodologia de Modelagem da Informação da Construção (BIM), pois isso implicará em mudanças nas demandas de trabalho dos municípios. A nova metodologia exige a adequação e atualização de todas as equipes de trabalho, exigindo um tempo de estudo e aperfeiçoamento, que pode resultar em atraso de algumas demandas. Também será necessário um melhor planejamento por parte dos gestores e suas equipes, principalmente durante o período de transição.

Na oportunidade e após o anúncio da revisão da ABNT NBR 16537, foi apresentado projeto para as calçadas e passeios públicos, com novas diretrizes nacionais implementadas. A AMOSC colocou-se à disposição do município para esclarecer à população o motivo do novo projeto e o porquê das adequações, considerando que algumas obras estão sendo executadas no modelo antigo. “Recentemente, o município possuía uma legislação própria. No entanto, agora surge a preocupação com a alteração da nova diretriz ABNT NBR 16537, o que requer uma adaptação da legislação municipal. Aproveitamos para explicar à equipe técnica que o projeto da AMOSC estará disponível dentro dos novos padrões, cabendo à equipe técnica da prefeitura decidir adotar ou não a proposta.”, explica Drews. 

A AMOSC aproveitou o momento para reforçar a utilização do Sistema de aprovação de projetos – APROV. Trata-se de um software criado com o objetivo de facilitar a aprovação dos projetos de obras particulares nos municípios, além de criar um banco de dados de cada solicitação. Isso inclui as informações de tramitação interna, criando um banco geral de dados com arquivo dos pareceres emitidos e do histórico das modificações ocorridas em cada imóvel. Dessa forma, o sistema otimiza a comunicação dos processos, mesmo em casos de troca do quadro funcional departamento e colabora com a eficiência de atendimento aos munícipes.

 

Compromissos Futuros da AMOSC com o município 

 

Na ocasião, o prefeito do município de Formosa do Sul, Jorge Antônio Comunello, solicitou à AMOSC dois novos projetos, como a revitalização de uma área pública para um parque e os projetos complementares de pavimentação e rede de água para o novo loteamento industrial.

Outros assuntos foram tratados e oportunizou aos representantes da AMOSC ouvissem sobre o andamento dos planos locais de habitação de interesse social, bem como a necessidade de uniformização e alinhamento nos atendimentos dos órgãos do Estado. Segundo o Secretário Executivo da AMOSC, Celso Galante, a reunião demonstrou o quanto a associação pode colaborar com sua expertise para o desenvolvimento municipal. “Ouvimos relatos sobre a prestação de serviço da associação e fomos elogiados pelas nossas iniciativas. Agora fica o nosso comprometimento em esclarecer algumas dúvidas com informações mais detalhadas sobre o funcionamento dos setores municipais, especialmente no que diz respeito aos gastos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).”, assegurou Galante. 

Inf: Assessoria de Comunicação AMOSC

 
Fotos: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Formosa do Sul