Compartilhar share

AMOSC lança etapa de seleção de receitas para elaborar 3ª edição do Livro de Receitas da Alimentação Escolar

Publicado em 08/06/2022 às 14:43 - Atualizado em 08/06/2022 às 16:06

O Colegiado de Nutricionista da Alimentação Escolar com o apoio do Colegiado de Educação, de Agricultura da AMOSC e a parceria do SENAR e EPAGRI lançam o Regulamento para seleção de receitas da alimentação escolar que fará parte da 3ª edição do Livro de Receitas. O objetivo da seleção de receitas é compartilhar boas práticas de fabricação de alimentos que visam desenvolver hábitos alimentares saudáveis, voltados às crianças e adultos com necessidades alimentares especiais, estimulando uma alimentação adequada desde a primeira infância.

O processo conta com várias etapas desenvolvidas durante este ano de 2022, como: a formação de merendeiras e nutricionistas sobre Boas Práticas de Alimentação; Práticas de Receitas de Alimentos para atender necessidades alimentares especiais; Constituição de uma Comissão Julgadora Municipal; Processo de inscrição; Elaboração da receita; seleção da receita em âmbito de município e envio à Comissão Regional. Um dos critérios que consta no regulamento, é a inclusão de pelo menos um produto da agricultura familiar na elaboração da receita.

A Coordenadora do Colegiado de Nutricionista de Águas de Chapecó Denise Camargo relata que "As necessidades alimentares especiais são uma realidade para parcelas expressivas da população, e para o público escolar essa demanda vem crescendo cada dia mais, o que gera a necessidade da oferta de uma alimentação diferenciada para suprir as necessidades nutricionais. A maioria das necessidades alimentares especiais impacta as famílias dos estudantes e o livro de receitas vem para contribuir com o atendimento da alimentação dos escolares, bem como, com os demais membros da comunidade escolar que também precisam de cuidados com a alimentação. Sendo assim, destaco o papel importante da participação de toda comunidade escolar diante desta demanda".