Fortalecendo o Compromisso Regional com os Direitos Infantojuvenis
No último dia 17 de abril, aconteceu o Ciclo de Formação do Conselho Tutelar, destinado aos Conselheiros Tutelares Titulares dos municípios da área de abrangência da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc). O objetivo desse evento foi alinhar e repassar informações à atuação voltada ao Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA).
O Sistema surgiu em 2006, buscando fortalecer a implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), garantindo a proteção integral à infância e adolescência. Esse sistema, composto por diversos atores sociais, incluindo conselhos tutelares, promotores, juízes, entre outros, garante o atendimento de crianças e adolescentes conforme preconiza o ECA e como sujeitos em pleno desenvolvimento.
A Assistente Social da Amosc, Marlete Bruschi Weschenfelder, promoveu uma abordagem sobre os desafios e oportunidades no campo da assistência social. Sua experiência refletiu-se em contribuições diretas e importantes. Além disso, a formação teve como palestrante Assessora da FECAM, Janice Merigo, complementou o momento destacando a importância da capacitação contínua para os profissionais que atuam com crianças e adolescentes, especialmente os Conselheiros Tutelares, pois trata de uma medida fundamental a fim de garantir a eficácia e qualidade dos serviços prestados.
Reativação do colegiado: compromisso renovado com a proteção infantojuvenil
Na ocasião foi reativada das atividades do Colegiado de Conselheiros Tutelares e de Direitos da AMOSC, com a eleição da nova coordenação, demonstrando o compromisso com a proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes na região.
Coordenadora: Ana Paula da Silva – Conselheira de Direitos do Município de Caxambu do Sul
Vice-Coordenadora: Lilian Blanger – Conselheira de Direitos do Município de Santiago do Sul
1º Secretário: Iolanda Maria Becker – Conselheira Tutelar do Município de Chapecó
2º Secretário: Géssica Moterle Woitexem – Conselheira Tutelar do Município de Pinhalzinho