Avanços e Desafios na Gestão dos Recursos Hídricos em Santa Catarina

Você está visualizando atualmente Avanços e Desafios na Gestão dos Recursos Hídricos em Santa Catarina

Primeira assembleia do Comitê Chapecó e Irani discute estratégias e planejamento para o gerenciamento sustentável das Bacias para o ano de 2024


A 1ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Comitê Chapecó e Irani no ano de 2024, ocorreu em 27 de março, no auditório da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC). Fruto da convocação realizada pelo Presidente do Comitê, Clenoir Antônio Soares, a reunião contou com a presença dos representantes das organizações-membro, secretaria executiva, e Técnicos da Entidade Executiva  (UNC). Na pauta, houve a deliberação de matérias relevantes que nortearão parte dos trabalhos do Comitê durante o ano de 2024, tais como Relatório de atividades do Comitê, Plano de Trabalho, Plano de Capacitação, entre outros.

O Coordenador Técnico da Entidade Executiva, Engenheiro Sanitarista e Ambiental, André Leão, apresentou o panorama das atividades relacionadas ao Planejamento Estratégico para 2024 e o Coordenador de Projeto, o Biólogo Murilo Anzanello Nichele apresentou a proposta de Projeto para ser executado neste ano. Trata-se do Diagnóstico e prognóstico da demanda hídrica para abastecimento animal na Bacia Hidrográfica do Rio Irani.

Nos assuntos gerais, o Presidente do Comitê, explanou sobre o I Encontro Regional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (I ERCOB Sul) sobre as experiências que o evento promoveu aos participantes e a importância dos temas abordados, bem como o alto nível dos palestrantes.

No final do encontro, o Técnico da Diretoria de Saneamento e Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde (SEMAE), Cesar Rodolfo Seibt, reforçou a importância das Assembleias Setoriais Públicas, processo em andamento no Comitê Chapecó e Irani, cujo objetivo é selecionar organizações que integrarão o Comitê nos próximos quatro anos.

Foram discutidos e aprovados diversos pontos cruciais para fortalecer o Comitê Chapecó e Irani, que atualmente conta com o assessoramento da Entidade Executiva UNC, trabalho regido pelo Edital nº 32/2022 da FAPESC.