A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) participou da reunião do colegiado de secretários executivos, sendo representada pelo secretário executivo, Celso Galante. O encontro ocorreu de 22 a 23 de abril na sede da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (AMURC) no município de Curitibanos, com um cronograma extenso que visou discutir questões para o desenvolvimento e aprimoramento dos municípios catarinenses.
A agenda incluiu discussões sobre saneamento, educação, turismo e outras áreas fundamentais para o crescimento sustentável dos municípios catarinenses. O momento também foi para realizar o compartilhamento de conhecimento e a articulação de ações em prol do desenvolvimento regional.
Dentre as pautas, a criação da Microrregião de Águas e Esgoto de Santa Catarina (MIRAE-SC) e foi ressaltada a importância da participação dos municípios na Audiência Pública da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – ALESC, que ocorre no dia 30 de abril de 2024, sobre o assunto. A tecnologia de tratamento de esgoto sanitário foi debatida pelo Diretor Executivo da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), Adir Faccio, que destacou questões sobre a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – CASAN e as discussões em relação ao saneamento. Em seguida, foi abordado sobre as questões que envolvem o esgotamento sanitário e a apresentação do equilíbrio econômico e financeiro de 2022, utilizando como base o SNIS.
Algumas das deliberações discutidas, incluiu-se a reativação do Colegiado Estadual de Engenharia. Nesse sentido, a FECAM irá indicar um representante, e as Associações de Municípios receberam um Ofício solicitando também a indicação de um representante titular e um suplente para participarem do Colegiado.