O Sistema foi desenvolvido pelas equipes de
Engenharia/Arquitetura e Informática da Associação
Na busca por simplificar e agilizar os processos de análise e aprovação de projetos de edificações públicas ou privadas, as equipes de Engenharia/Arquitetura e Informática da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), desenvolveram o sistema APROV.
Atualmente, no sistema constam 4.514 projetos cadastrados, armazenando mais de 22.780 arquivos no seu banco de dados. O sistema facilita o fluxo de documentos para análise e aprovação de projetos de engenharia/arquitetura nos municípios da microrregião da AMOSC, sendo disponibilizado sem custo aos municípios associados. Recentemente foram incluídos no sistema funcionalidades para emissão de alvarás de construção, fiscalização de obras e vistoria da vigilância sanitária, até a liberação do Habite-se, que é a última fase da construção de uma edificação.
Anteriormente, os arquivos digitais dos projetos eram enviados para as prefeituras através de e-mail ou outros aplicativos de comunicação, para que então o responsável municipal realizasse o cadastro na versão anterior do sistema e a sua análise. Agora, com a nova versão do sistema APROV atuando totalmente de forma digital, o próprio responsável técnico realiza o cadastro do projeto diretamente no sistema, para que ele seja analisado pelos responsáveis da Administração Municipal. O sistema agiliza o processo de análise dos projetos, reduzindo gastos com impressões de documentos e contribuindo para a sustentabilidade.
Além de disponibilizar o sistema, os setores de Engenharia/Arquitetura e Informática da AMOSC também dão suporte contínuo na utilização do mesmo, bem como a assessoria necessária aos técnicos dos Municípios na realização das análises e emissão dos seus pareceres, sempre com base nas legislações vigentes.
Feedback dos usuários
Servidor do município de União do Oeste, Igor Leonardo Loeblein Furraer: O APROV melhorou muito o sistema de aprovação de projetos, assim como a facilidade de elaboração de pareceres e organização na visualização das solicitações. Como exemplo é possível citar que anteriormente ao APROV, os projetos eram analisados previamente em PDF e após a pré aprovação os projetos, memoriais e documentação complementar vinham de forma física para a prefeitura, onde era feito o carimbo manual de cada folha e assinatura manual de cada um dos projetos. Os gargalos se davam tanto no tempo necessário para impressão de projetos, coletas de assinaturas e entrega à prefeitura, quanto no tempo para “preenchimento” da aprovação dos projetos de forma manual. Agora com o APROV tudo é feito digitalmente, tanto as solicitações como envios de projetos, memoriais e documentos complementares, e a aprovação é feita de maneira digital, ou seja, o sistema, após aprovação do projeto inclui o selo de aprovação de maneira instantânea e digital em cada uma das pranchas aprovadas.Impactou bastante na facilidade de organização, antes tudo era organizado em pastas no computador, e agora já fica organizado diretamente no sistema, inclusive com a data de entrega da documentação, o que facilita na visualização da ordem a ser utilizada para a análise dos projetos, ou seja, projetos que estão a mais tempo no sistema são analisados primeiro.
Servidora do município de Planalto Alegre, Melissa dos Santos Coinaski: O sistema Aprov veio para agilizar todo o processo, minha experiência tem sido ótima, antigamente toda a documentação era física, desde consulta de viabilidade até apresentação do projeto para análise, depois do ok ainda precisavam trazer mais 3 vias para aprovação, hoje com o sistemas os arquivos são cadastrados online, nada de desperdício de papel, com um click a análise é enviada para o responsável técnico que consegue providenciar as correções e colocar no sistema novamente para assim ser feita a aprovação. Isso é uma evolução, pelo computador temos as cópias de todos os processos cadastrados no Aprov, sem precisar de espaço físico para armazenar as cópias. Otimizou todo o processo. Desde o cadastro do projeto podemos acompanhar pelas datas e os prazos para análise e aprovação. Nada se perde, temos o acervo ao nosso dispor e ferramentas de busca para localizar projetos que estão cadastrados de maneira rápida e eficiente.