Do planejamento para o desenvolvimento da nossa região
O primeiro semestre foi intenso de trabalhos no setor de Engenharia/Arquitetura da AMOSC, com interações em 60 projetos, dentre os quais foram repensadas ou projetadas 36 novas obras, atualizados 10 orçamentos para execução e iniciado o desenvolvimento de mais 14 novos projetos.
Os trabalhos desenvolvidos são os mais variados, desde Ruas Cobertas, como as de Águas de Chapecó, Águas Frias e Santiago do Sul; até projetos para pavimentação de vias públicas ou reformas e adequação de acessibilidade de edificações públicas. Dentre os destaques em desenvolvimento estão o Centro de Treinamento de Esportes para Pinhalzinho, a Revitalização da Praça Central de Formosa do Sul, a segunda etapa do Complexo Esportivo da Prainha de Caxambu do Sul com previsão de Centro de Eventos e Restaurante e diversos projetos de pavimentação asfáltica, pavimentação com pedras irregulares e revitalização de passeios públicos para vários Municípios.
Para Jorge Drews, Engenheiro responsável pelo setor, o desafio diário é transformar e embelezar os espaços urbanos, tornando-os acessíveis a todos: “Criamos obras ou ambientes agradáveis, funcionais e que possibilitem o ‘viver as cidades’ de forma plena. Mais do que projetar espaços, a arquitetura/engenharia da AMOSC busca atender aos anseios das administrações municipais, representantes da população dos Municípios, sempre de forma criativa, porém responsável e atendendo às legislações vigentes”, explica o Diretor Técnico.
Além dos projetos de engenharia/arquitetura o setor também retomou a atualização dos mapas urbanos cadastrais dos Municípios associados, esta mapoteca auxilia na atualização dos códigos de obras e na aplicação das legislações Municipais para aprovação dos projetos, instrumentos de regulamentação para execução de obras públicas e privadas. Outra atuação importante da equipe técnica da AMOSC é no assessoramento aos profissionais atuantes no quadro técnico das Prefeituras, com orientações diárias sobre as legislações vigentes na área da construção civil, normas e controles para acompanhamento das obras e procedimentos de organização dos Setores de Engenharia/Arquitetura dos Municípios.