Seminário Regional LEEI abordará educação infantil em março

As formações do projeto LEEI destacaram metodologias lúdicas e inclusivas para a educação infantil na região Oeste

 

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) sediou, no dia 14 de fevereiro, o encerramento da formação presencial do Projeto LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil) e anunciou a realização do Seminário Regional LEEI, marcado para o dia 18 de março, no Centro de Eventos em Chapecó. O evento contará com a participação de professores, articuladores municipais, coordenadores pedagógicos e secretários de educação das regiões envolvidas.

Ao longo de 2024, o Projeto LEEI reuniu professores da Educação Infantil (4 e 5 anos) das regiões AMOSC, AMEOSC, AMNOROESTE e AMERIOS, com encontros em cidades como Chapecó, São Carlos, Cordilheira Alta, Pinhalzinho e Formosa do Sul. Participaram das capacitações 23 formadoras municipais, que foram responsáveis em disseminar,  em seus pólos,  o conteúdo que abordaram metodologias lúdicas, inclusivas e práticas atualizadas para o desenvolvimento da leitura e escrita.

A formadora estadual, Gisele Gonçalves, responsável pela região de Chapecó, destacou que as formações realizadas no âmbito do Projeto de Leitura e Escrita na Educação Infantil desempenharam um papel fundamental na construção de uma prática pedagógica mais significativa, tanto para as professoras quanto para as crianças. “Essas formações ampliaram a compreensão dos professores sobre o papel essencial da Educação Infantil, que, ao trabalhar a leitura e a escrita de forma integrada ao brincar, à interação social e à exploração de diferentes linguagens, contribui para a ampliação das experiências das crianças.”, lembra Gonçalves. 

O projeto visa apresentar que a leitura e a escrita se tornam não apenas ferramentas para a comunicação, mas também meios de expressão, exploração do mundo e desenvolvimento do pensamento crítico. Essas práticas pedagógicas auxiliam no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, além de proporcionar um tempo e espaço que favorecem a curiosidade, a imaginação e o direito a aprender. “Agora, após concluir essa formação, nos preparamos para o Seminário do projeto LEEI, que contará com palestras, relatos de experiência, mostra de trabalhos e banners de projetos, proporcionando um rico momento de troca entre os educadores”, reforça Gonçalves.

Feedback das Participantes

 

Para a formadora municipal do polo de Iporã do Oeste, Elenice Anna Kirchner, que atende Iporã do Oeste, Mondaí, Santa Helena e Tunápolis, ressaltou que a formação foi significativa, “é a infância o período mais importante da vida do ser humano. E hoje ela é vista como ela deve ser? O momento foi importante e a formação do professor nesse momento, é muito importante para que se conheça de fato todas as habilidades e competências que, nós, devemos desenvolver para a infância”.
Para a Formadora Municipal do polo de Chapecó, Jussani Derussi, a formação continuada é essencial para revisitar práticas, ressignificar conceitos e trazer novas abordagens em sala de aula, sempre com foco no acolhimento da criança. “É necessário planejar dentro do que os cadernos do LEEI nos orientam. Entretanto, devemos aplicar na prática, olhando o real, a criança que está em sala de aula. Isso é o que faz a diferença da formação tradicional. Gostaria de fazer um convite aos demais professores de educação infantil que participem das formações, que vejam as formações de formação continuada com uma esperança, um momento de troca de experiência entre os pares e a avaliação de sua prática.”, reforça Derussi. 

Para a Formadora Municipal do polo de Palma Sola, Ivete Esligura Fabonatto, que atende Anchieta, a formação foi transformadora, “com 26 anos de experiência, vejo o impacto positivo das novas ideias e trocas que ampliaram nosso repertório pedagógico.”

Projeto LEEI

 

O Projeto LEEI faz parte de uma das ações do Programa Nacional do Compromisso Criança Alfabetizada e conta com um regime de colaboração entre Governo Federal,  Secretaria Estadual de Educação, Undime e Secretarias Municipais de Educação.  No Estado de Santa Catarina o LEEI é coordenado pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Agora, os educadores aguardam com entusiasmo o Seminário Regional LEEI, que promete ser um momento de debates e trocas de boas práticas sobre o trabalho na educação infantil. O evento contará com a participação de professores, articuladores municipais, coordenadores pedagógicos e secretários de educação das regiões envolvidas.