O evento promovido pela AMOSC colocou diversas forças de segurança do Estado em contato com os profissionais das redes de ensino municipais para prevenir danos eventuais
O Seminário Regional de Segurança nas Escolas foi realizado na segunda-feira, 05 de fevereiro no Centro de Eventos Plínio Arlindo De Nes, em Chapecó. Aproximadamente 500 profissionais entre autoridades políticas, gestores de educação, professores, motoristas e demais responsáveis pela Segurança Pública dos Municípios, estiveram reunidos para discutir a segurança dentro e fora do ambiente escolar.
O evento foi realizado durante todo o dia, os debates trouxeram à tona temas como a educação no trânsito, segurança nos arredores da escola, plano de contingência e violência infantil. O presidente da AMOSC, prefeito de Pinhalzinho, Mario Woitexem, afirma que após episódios de violência nas escolas agora é hora de colocar em prática os planos de contingência, e termos uma segurança efetiva. A coordenadora do Colegiado dos Secretários de Educação da AMOSC, Idete Zuanazzi Munarini, secretária de educação de Paial, explica que este é o momento de preparar os profissionais para que o ano seja tranquilo para os profissionais, para as famílias, mas principalmente para os alunos.
O coordenador da Polícia Militar Major Rafael Antônio da Silva explica que a segurança envolve vários fatores: “A segurança precisa acontecer desde a hora em que a criança ou adolescente sai de casa, isso envolve os pais, a segurança no trânsito e o trabalho dos motoristas que levam as crianças às escolas, precisamos educar todos os envolvidos no processo, para que o resultado seja positivo”, destacou.
O Evento é uma realização da AMOSC – Associação do Municípios do Oeste de Santa Catarina em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina, Polícia Militar- PMSC, Polícia Militar Rodoviária – PMRv, Polícia Rodoviária Federal – PRF, Polícia Civil – PCSC e Defesa Civil de Santa Catarina.