Inclusão, educação socioemocional, alfabetização, gestão financeira, educação climática e antirracista, foram alguns dos assuntos da programação, nos dias 4 e 5 de outubro, no Centro de Eventos Plínio Arlindo De Nes.
O 5º Seminário da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina – Undime/SC, trouxe ao público conhecimentos valiosos e discussões de altíssimo nível com especialistas renomados, numa abordagem estimulante sobre as perspectivas da educação contemporânea.
Mais de 650 dirigentes municipais, assessores técnicos de secretarias, professores e demais profissionais da área educacional de todo o Estado participaram. A partir do tema central ‘Conectando saberes: diálogos para uma educação eficiente e significativa’, os participantes dessa edição tiveram acesso a conteúdos desafiadores da educação nos municípios. Por meio de contextos atuais, experiências e muita reflexão, o seminário propôs um aprendizado de sentido aos educadores, que precisam lidar com essas questões diariamente, conduzindo-os no exercício de seus papéis, de forma a contribuir na entrega de uma educação pública com qualidade e equidade social.
A AMOSC foi uma das entidades apoiadoras deste evento. Durante o evento foi possível visitar o espaço de curadoria com as práticas pedagógicas das escolas da região da associação e ainda abrilhantou o público participante com apresentações culturais dos municípios de Chapecó (música e interpretação do hino brasileiro), Grupo de Dança Artydance de Santiago do Sul com a coreografia “ESTUDE COMO UMA GAROTA”, coreografia esta baseada na obra de Malala, por meio de contação de história da corajosa menina paquistanesa Malala. O mesmo grupo apresentou a coreografia “SOLITÁRIA INCONCIÊNCIA” coreografia que trata de nossos tempos modernos, como nos encontramos hoje em meia a uma sociedade frenética, como lidamos com a nossa falta de tempo, como que as vezes rodeados de pessoas e amigos ainda assim nos sentimos com sentimentos de solidão e abandono. Ainda contou com o Grupo de Dança Edelwis de São João, São Carlos com coreografias de danças germânicas.
Para a Coordenadora do Colegiado dos Secretários de Educação Idete Edelweis Munarini Zuanazzi, Secretária de Educação de Paial, o evento é uma oportunidade para interagir e trocar experiências com educadores de todo o estado: “Para nós da AMOSC, também é ainda uma oportunidade para mostrar um pouco do que é feito na nossa região, do trabalho dos nossos professores, gestores e assessores educacionais. Estamos muito felizes com realização deste evento”, salientou.
O Prefeito de Cordilheira Alta, Clodoaldo Brincini, fez parte da abertura representando a AMOSC e salientou a honra que é participar de um evento como este que proporciona o debate dos temas mais necessários para a gestão da educação: “A partir do debate, são encontradas as soluções para o trabalho nos municípios, que nos oportuniza encurtar caminhos para desafios comuns.”
Nomes como o do doutor em Educação, Israel Boniek; da jornalista e especialista em Educação, Edna Borges; e do mestre em Educação, com vasta experiência em gestão pública, Carlos Eduardo Sanches; estiveram entre os palestrantes.
Texto: Bruna Carvalho – Jornalista Undime-SC.
Adaptação: Tangriany Pompermayer. – AMOSC