Na última quinta-feira, 10 de outubro, aconteceu a segunda formação presencial, no auditório da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), que disponibilizou o espaço para a realização dos encontros. Neste módulo, os participantes debateram temas como “Educação como Direito Social” e “A Escola como Espaço Protetivo”, além de questões que permeiam o cotidiano escolar, como abusos e violências de gênero, étnico-racial e geracional.
O curso busca explorar como a Política de Educação se relaciona com o Sistema de Proteção Social Brasileiro e as condições de crianças, adolescentes e jovens em territórios periféricos. A conselheira do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Elisônia Carin Renk, destacou a importância do módulo II, que debateu sobre os fundamentos da atuação profissional na educação. “Estamos abrindo as discussões sobre os fundamentos da atuação profissional na educação, com o objetivo de demarcar o papel do Assistente Social na Educação Básica e reforçar o direito à educação como um direito humano fundamental”
O curso de extensão “O Serviço Social no Campo da Educação Básica: Ações Profissionais do Assistente Social na Política de Educação”, é desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Conselho Regional de Serviço Social de Santa Catarina (CRESS-SC). A formação pretende capacitar Assistentes Sociais para atuarem em contextos escolares, em conformidade com a Lei 13.935/2019, que estabelece a prestação de serviços de psicologia e serviço social nas redes públicas de ensino reforçando a importância do serviço social como parte integrante das equipes multidisciplinares nas escolas públicas.
A formação está estruturada em três módulos, que combinam atividades teóricas e práticas, incluindo encontros presenciais regionais e estudos a distância. O conteúdo programado abrange desde a base jurídica da regulamentação do serviço social na educação até práticas de intervenção no contexto escolar. O curso prevê ainda atividades online, com fóruns de discussão e questões norteadoras que aprofundam os conteúdos.