Secretários Municipais de Educação da AMOSC debatem estratégias para reforçar a educação da região

A reunião do Colegiado de Secretários Municipais de Educação da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) foi realizada na manhã desta quinta-feira, 20 de fevereiro. Convocada pela Assessora em Educação da AMOSC, Neli Aparecida Gai Pereira, o encontro reuniu membros do colegiado para discutir temas estratégicos voltados ao fortalecimento da educação nos municípios da região. O objetivo da reunião é trazer informações e conhecimentos em relação às temáticas que os gestores municipais precisam trabalhar nas escolas dos seus municípios.

Entre os assuntos, foram debatidos o Pacto Nacional Pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, Atos de Pessoal na educação e regulamentação da educação especial. “Os esclarecimentos sobre os temas abordados são trazidos de uma forma didática, para que o gestor volte ao seu município e tenha informações de como ele deve fazer para a implantação dessa política na educação municipal. Durante a apresentação dos enfoques da reunião, passam informações de como devemos proceder sobre os assuntos que fazem parte da nossa gestão”, aborda a coordenadora do colegiado, Pereira. Ela cita que o grande objetivo é “qualificar a formação para continuar fortalecendo o bonito trabalho que a AMOSC vem fazendo com os municípios”.

Além disso, os participantes debateram as condicionalidades do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Educação, as prioridades para implantar estratégias que além de atender as metas do Plano de Educação, qualifique a educação regional e garanta as aprendizagens dos estudantes, sinalizou a assessora em educação, Locenir. T. de Moura Selivan. Outro tema debatido foi a mobilização da região para participar do Fórum Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina, que ocorre de 25 a 27 de março em Florianópolis e debaterá temas importantes aos gestores municipais. 

FORMAÇÕES PARA OS NOVOS GESTORES

A reunião também abordou a realização de formações voltadas para os Comitês Municipais de Segurança nas Escolas, a Formação Continuada na Política de Educação Integral em Tempo Integral e um Programa de Formação Regional.
O Coordenador da Formação Continuada na Política de Educação Integral em Tempo Integral e professor de Ciências Sociais na Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Alexandre Maurício Matiello cita que o seu objetivo em participar da reunião é para que os gestores ocupem as vagas disponibilizadas pelo MEC. “São três vagas para participar da formação, duas para as secretarias e uma para o conselho. Avisamos que as inscrições vão até dia 21/02, como se inscrever, reforçamos a importância deles completarem as vagas e também de concluírem o curso”, comenta o professor.

“A educação integral não é uma modalidade, é uma concepção. É diferente de simplesmente a gente oferecer turnos a mais de estudos para as crianças e para os jovens. Para compreender, é necessário passar por essa formação, para que se reveja a forma como se oferta o currículo na escola e os espaços educativos”, finaliza Matiello.
Outros temas incluíram os resultados das avaliações diagnósticas de 2024, viagens técnicas e demais assuntos gerais. O encontro reforçou a importância do planejamento conjunto entre as secretarias municipais de educação, visando a melhoria da qualidade do ensino e o desenvolvimento de políticas públicas eficazes para a região.