Na última terça-feira, 10 de setembro, na Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) foi realizada uma reunião entre Articuladores Municipais, Secretários de Educação e representantes das equipes técnicas das secretarias municipais de educação dos municípios da região da associação. O encontro teve como objetivo abordar sobre o Compromisso Nacional pela Criança Alfabetizada (CNCA) focando na elaboração do Plano de Trabalho Anual (PTA).
O CNCA é um programa federal que visa garantir a alfabetização plena de crianças em idade escolar, com foco especial nos anos iniciais do ensino fundamental, a fim de estabelecer metas e diretrizes para que estados e municípios atuem de forma articulada, promovendo a formação de professores, o desenvolvimento de materiais pedagógicos adequados e a criação de políticas de acompanhamento contínuo dos estudantes.
O encontro foi dividido em duas partes, pela manhã foi abordado sobre o planejamento estratégico com metas, ações e indicadores voltados ao CNCA, os presentes também acompanharam uma live direto do 5º Ciclo Formativo da RENALFA que abordou sobre “O papel da avaliação para o sucesso da alfabetização” com a professora Hilda Linhares da Universidade Federal de Juiz de Fora, a qual atua como especialista em linguagem e alfabetização do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED) coordenando pesquisas aplicadas à avaliação educacional e escolar.
A Assessora em Educação da Amosc e Articuladora Regional da RENALFA, Locenir de Moura Selivan avalia que o assunto abordado na live sobre avaliação é fundamental para a compreensão do processo de desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes. Segundo ela, a avaliação conectada com o currículo e o planejamento diário do professor são pilares para garantir as aprendizagens dos estudantes. “Para propor um Plano de Trabalho que garanta a alfabetização de todos os estudantes é fundamental compreender quais os desafios da aprendizagem e a avaliação é um dos meios para monitorar este processo, entre outros indicadores” frisa a Assessora.
Na parte da tarde os municípios presentes tiveram oportunidade de trabalhar em pequenos grupos e discutir os eixos centrais do plano de trabalho, como a governança e gestão, formação, infraestrutura, avaliação e boas práticas, propondo ações regionais. Para finalizar, tiveram a oportunidade de socializar as metas e ações que deverão ser adequadas no âmbito de cada município junto aos professores alfabetizados e posteriormente aprovar no seu Conselho Municipal de Educação.
Calendário escolar 2025
Ainda na parte da tarde, a partir das 16h ocorreu uma segunda reunião, organizada pela diretoria do Colegiado de Secretários de Educação da Amosc, com objetivo de construir um planejamento para o calendário escolar do ano letivo de 2025 alinhado entre as redes municipais e estaduais de educação. Os presentes na reunião junto com representantes das CRES de Seara, Chapecó e Quilombo, discutiram esse planejamento. Este alinhamento é importante para otimização dos recursos públicos do transporte escolar onde as redes têm parceria, bem como, as ações pedagógicas com os professores.
A Vice- presidente do Colegiado dos Secretários Municipais de Educação da Amosc e Secretária Municipal de Educação de Arvoredo, Ana Sczesny afirma que o calendário foi estruturado respeitando as particularidades e realidades de cada município. “Quando as ações são dialogadas e definidas de forma coletiva, o planejamento é mais assertivo, o que contribui para a qualificação do processo pedagógico, da rotina escolar e otimização de recursos públicos”, dialoga a Secretária.
A partir do calendário escolar regional para 2025 acordado coletivamente nesta reunião, cada município definirá posteriormente com a CRE de sua abrangência os pormenores locais que precisam ser previstos no calendário das unidades escolares municipais, a exemplo dos feriados municipais. A Supervisora de Educação de Quilombo, Luizelena Lajus Moreira explica que esse momento é necessário para o alinhamento na rede estadual e também municipal, para que as paradas pedagógicas, formações, início e finalização de aulas e os recessos sejam nas mesmas datas.