Reunião do Colegiado de Cultura e Turismo da AMOSC apresenta novas diretrizes para o turismo regional


O Colegiado de Cultura e Turismo da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), realizou reunião nesta segunda-feira (20/05), para debater iniciativas sobre o desenvolvimento cultural e turístico da região da AMOSC. Na oportunidade  ocorreu a substituição na diretoria do colegiado, a exibição da apresentação da nova rota turística “Desbrava Chapecó” e foram abordadas questões relativas às Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc.  Na ocasião, foi fornecido também um passo a passo para o cadastramento de ações culturais no Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR)

 

 

O Secretário Executivo da AMOSC, Celso Galante e o Contador da Associação, Carlos Niec, participaram do lançamento da rota turística do “Desbrava Chapecó”, realizado no dia 15 de maio, e trouxeram para o grupo a experiência vivenciada. Esse foi um momento para demonstrar as belezas que a região possui, com a intenção de incentivar que os demais municípios criem suas próprias rotas turísticas, disseminando assim o turismo regional.  Segundo Galante, a Associação está disponível para junto auxiliar, seja na promoção, valorização e no incentivo à visitação. “Todos os municípios da região da AMOSC são ricos em turismo, possuímos aqui uma variedade de pontos turísticos pouco desbravados por nós moradores locais. É preciso a união de todos para potencializar e evidenciar ainda mais a cultura”, finaliza. 

A reunião seguiu com o debate sobre a aplicação das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, que visam promover o financiamento e a revitalização do setor cultural. Os participantes compartilharam experiências e estratégias para a utilização eficaz desses recursos, com o objetivo de beneficiar artistas e produtores culturais locais. O Coordenador do Colegiado de Cultura e Turismo da AMOSC, Marcos Bettu, e Diretor de Cultura de Pinhalzinho, explicou que a política nacional da Lei Aldir Blanc atua para fomentar a área da cultura. Essa política garante os mecanismos necessários para unir todos os municípios que fazem parte da Associação. É importante que todos participem, pois as reuniões feitas pelo colegiado são para auxiliar uns aos outros e fazer a cultura regional funcionar”, finaliza.

A consultora em cultura, Roselaine Vinhas, apresentou um  passo a passo para o cadastramento de ações culturais no Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR). Os gestores municipais presentes tiveram uma orientação completa sobre a elaboração e o envio do formulário. O PAAR é um detalhamento do Plano de Ação da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), cadastrado na plataforma TransfereGov  pelos entes federativos.  Na oportunidade ainda, foi realizada a substituição de cargos dentro diretoria do Colegiado de Cultura e Turismo. Os novos diretores assumiram  o compromisso de dar continuidade aos projetos em andamento e implementar novas ações para fomentar a cultura nos municípios da AMOSC.

Novo colegiado de dirigentes de cultura e turismo da AMOSC 

 

Coordenador Geral – Marcos Bettu, Diretor de Cultura de Pinhalzinho.

Vice-coordenador – Carlos Niec, Representante do Turismo de Caxambu do Sul.

Secretária Geral – Odinara Piaia Bianchetto, Diretora de Cultura Turismo e de Nova Itaberaba.

 

Primeiro secretário – Jefferson Ribas de Oliveira, Presidente da Fundação Cultural de São Carlos.