A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), representada pelo Colegiado de Contadores e Controladores, realizou uma reunião na última sexta-feira, com a participação dos 20 municípios da região da AMOSC. O objetivo foi orientar os representantes dos municípios sobre as vedações e cuidados necessários para o último ano de mandato, especialmente no que diz respeito à contabilidade e ao controle interno das prefeituras da região.
Durante a reunião, foram esclarecidas as últimas decisões proferidas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) relacionadas às contratações de cargos temporários, com o intuito de garantir a legalidade e transparência dos processos nas administrações municipais. Além disso, o colegiado orientou os técnicos municipais sobre a plataforma do Banco de Boas Práticas, disponível no site da AMOSC, que oferece materiais de orientação, decisões, estudos e recomendações sobre diversos temas relevantes para a gestão pública.
Também foram repassadas orientações sobre a realização de auditorias internas pelas controladoras municipais, visando fortalecer os mecanismos de controle e fiscalização dos recursos públicos. Os participantes ainda tiveram a oportunidade de receber informações sobre eventos e capacitações voltados para a área contábil e de controle interno.