Reunião com operadores do sistema escolar apresenta melhorias no EscolaWeb

Na última quinta-feira, 28 de novembro, a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) sediou uma reunião voltada aos operadores do sistema escolar, dos municípios da região, abordando melhorias e atualizações no Sistema Escola Web. O encontro foi organizado pela Assessora de Educação da AMOSC, Locenir de Moura Selivan, em parceria com o setor de Tecnologia da Informação (TI), reunindo profissionais da área para discutir ajustes importantes no uso da ferramenta.

Entre os temas abordados, destacou-se a inclusão de um novo campo destinado à avaliação da aprendizagem dos alunos da educação especial, com possibilidade de descrição de observações dos professores. O sistema qualificará a o campo de registro dos estudantes com deficiência ou em busca de laudo médico sob a classificação “em investigação”, assegurando um acompanhamento mais preciso. Outra mudança é o bloqueio de edições no histórico acadêmico do primeiro semestre, impedindo alterações após o início do terceiro semestre, uma medida que visa garantir maior segurança na gestão das informações.

O sistema ainda possui a função de facilitar os processos de transferência escolar dos alunos, e em relação a esse assunto foi discutido que, embora o sistema atual não exiba as notas de instituições anteriores, essas informações estão disponíveis na visualização do histórico escolar. A intenção é otimizar o processo assim, será incluída uma barra indicativa para alunos transferidos dentro das redes de ensino da região da Amosc, permitindo que a nova escola insira as avaliações de escolas de outras regiões ou Estados.

A reunião oportunizou a troca de orientações sobre o uso do sistema, sendo que os professores e gestores puderam apresentar as experiências da inserção do sistema dentro da rotina escolar.  Durante o encontro ficou definido com os operadores do sistema que cada escola terá autonomia para configurar alguns campos, a exemplo da inclusão de novos componentes curriculares de acordo com a matriz curricular aprovada no Conselho Municipal de Educação.

As questões como o registro de alunos estrangeiros sem CPF, terão um botão de preenchimento diferenciado, algumas das inovações já estão previstas para esse ano, como o desenvolvimento de um recurso que permitirá a visualização do diário de classe mesmo em caso de troca de professores. A nova funcionalidade tornará o diário vinculado ao componente curricular, em vez de ser ao professor, garantindo acesso contínuo às informações. Outros pontos discutidos incluíram orientações para casos relacionados ao componente curricular de ensino religioso, em que os alunos poderão realizar projetos substitutivos, conforme a orientação de cada escola. 

Por conta da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), regulamentada pela Lei nº 13.709/2018, todos os logins de 2024 serão desativados a partir de 23 de dezembro de 2024 e reativados apenas mediante autorização das Secretarias de Educação de cada município, a partir de 2 de janeiro de 2025. As atualizações no Sistema Escola Web visam atender às demandas da comunidade escolar, oferecendo um sistema mais eficiente e adaptado às realidades da rede de ensino municipal da região.

Foto 01