Reunião aborda sobre o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora nos municípios

Com o objetivo de dialogar sobre o serviço de acolhimento em família acolhedora para crianças e adolescentes na região e discutir formas de resolução dos desafios existentes, ocorreu na Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), na tarde de segunda-feira (17), uma reunião técnica. 

No encontro, participaram as equipes técnicas que atendem o serviço de acolhimento nos municípios da AMOSC. Entre os assuntos debatidos estão a apresentação do diagnóstico das condições de acolhimento na região, as modalidades da oferta do serviço, projeto político pedagógico, fluxo de acolhimento emergencial e a relação do serviço com a justiça.

O debate foi pautado na responsabilização dos entes para dar suporte necessário aos municípios, garantindo com isso a oferta do serviço com foco na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

A Coordenadora do Colegiado Regional da AMOSC, Elise Kutszepa, comenta que as equipes estão engajadas para trabalhar da melhor maneira possível. “Debatemos o acolhimento na modalidade institucional e familiar nos municípios da região da AMOSC, e a totalidade dos municípios apresentam certa preocupação em razão de que as crianças e adolescentes precisam estar sob a oferta de um serviço qualificado e preparado para acolher com segurança e trabalhando com as famílias de origem, objetivando a reinserção familiar o mais breve possível, quando essa for uma das opções, cita a coordenadora.

A atividade contou com a participação da Assessora em Políticas Públicas da FECAM, Janice Merigo, que abordou acerca do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora onde na região a oferta atende a totalidade dos municípios.

 

O encontro continua no próximo dia 27 de março onde será abordado o tema ‘Trabalho Social com as Famílias de Origem”.