Associação apresentou seu projeto de formação continuada para professores durante o evento que aconteceu em Florianópolis
A Assessora de Educação da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), Locenir de Moura Selivan, a Coordenadora do Colegiado de Educação e secretária de educação de Paial, Idete Zuanazzi Munarini e a secretária Andréia Serafini Disart do município de Jardinópolis estiveram presentes no 1° Seminário Avançado de Formação de Professores para Educação Básica: Subsídios para uma Política Catarinense. O evento que aconteceu nos dias 20 e 21 de agosto foi realizado no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), em Florianópolis.
O seminário teve como objetivo discutir e propor políticas educacionais para o Estado de Santa Catarina e compreender o cenário da formação de professores para a educação básica, levando em consideração estudos e relatórios de instituições e especialistas nacionais. A proposta foi debater as realidades e perspectivas da formação docente, assim como conhecer e discutir experiências inovadoras que possam servir de modelo para futuras políticas educacionais no estado.
A assessora de Educação da Amosc, Locenir de Moura Selivan afirmou que a participação de representantes da Associação no evento foi fundamental para demonstrar que estamos no caminho certo, construindo um percurso formativo da formação de professores da região que tem como principal objetivo a reflexão teórica-prática, consolidando-se no cotidiano da sala de aula. A formação de professores não pode ser pontual, e sim, um processo a ser construído com todos os profissionais da educação e parcerias que já atuam na formação. Destacou ainda, a importância de construir políticas educacionais que considerem as diversidades regionais e que promovam a inclusão de práticas inovadoras adequadas às realidades locais.
O evento foi estruturado em cinco mesas temáticas, cada uma abordando aspectos da formação de professores. Durante as exposições de mesas, a Associação foi representada e teve sua experiência prática de formação continuada apresentada pela Assessora de Educação, Locenir. Nas mesas foram tratados assuntos como os desafios enfrentados no cotidiano escolar e a preparação dos docentes para lidar com as complexidades da escola, as necessidades e oportunidades de qualificação nos cursos de licenciatura, destacando a importância de uma formação alinhada às demandas educacionais contemporâneas. Além de apresentar iniciativas e projetos em andamento no estado, com foco na construção de uma base sólida para a formação inicial de futuros professores e a formação continuada como uma possibilidade de qualificação e de garantia das aprendizagens dos estudantes.
O coordenador e idealizador do evento, professor da Unochapecó, Odilon Luiz Poli afirma que tem expectativa de conseguir manter um debate permanente em relação ao tema em Santa Catarina. Ele ainda visualiza a constituição de uma comissão vinculada à Assembleia Legislativa para gerir esse tema no Estado. Odilon comenta que o projeto da AMOSC de formação de professores apresentado no evento é bem direcionado “ O projeto serviu de exemplo e foi apresentado como um case de sucesso em Santa Catarina. A gente espera que esse exemplo ajude a inspirar outras regiões e o pessoal vá se convencendo de que, de fato, esse é o caminho possível e necessário para a gente avançar na formação”, afirma ele.
A coordenadora do Colegiado de Educação da Associação, Idete Zuanazzi Munarini, afirma que foram dois dias de muito ganho para a questão da formação continuada para os professores da educação básica dos municípios da região Amosc. Ainda foi abordado sobre a relevância da formação continuada, propondo a atualização constante dos professores em exercício para garantir a qualidade do ensino e sobre as diretrizes e subsídios para a formulação de uma Política Estadual de Formação de Professores, voltada para atender às necessidades específicas de Santa Catarina.
No final do encontro foi criada uma comissão que se reunirá para discutir e propor uma Política Estadual de Formação de Professores.