Profissionais da Educação na Região da AMOSC participam de Formação Continuada

Iniciativa busca dinamizar o ensino fundamental e qualificar atendimento nas escolas da região e nas bibliotecas

Professores e bibliotecários das escolas nos municípios pertencentes à Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC)  participaram da formação continuada. As formações foram divididas em três momentos. Mais de 80 professores alfabetizadores que atuam com o 1º e 2º ano do ensino fundamental participaram da formação de mediadores de leitura (17/04) na Unochapecó, como parte integrante da Feira do Livro que ocorre do dias 24 a 30/04 no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. A formação para os alfabetizadores foi conduzida pelo professor mestre Emiliano Manoel de Souza. A abordagem dinâmica e lúdica visou não apenas apresentar conteúdo, mas também destacar práticas e possibilidades para aprimorar o processo de alfabetização.

Outro momento de formação, foi a oficina voltada para os atendentes das bibliotecas públicas e escolares com o tema “Mapa de Empatia para conectar Bibliotecas e suas Comunidades”. Teve como objetivo dinamizar o atendimento tanto nas bibliotecas públicas quanto nas escolares. Proporcionar um espaço para reflexão sobre o ambiente e serviços, a capacitação visou melhorar a qualidade do atendimento e do trabalho, incluindo critérios na seleção e formação do repertório, além de estratégias para promover e mobilizar o gosto pela leitura. Esta oficina de formação ocorreu na Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella de Chapecó.

Concomitante às demais formações, os professores dos anos subsequentes, do 3º ao 5º ano, foram envolvidos em ações formativas dentro de suas próprias escolas, voltadas a navegação no Portal EducAMOSC, com grupos de estudos dos Cadernos Metodológicos das áreas do Conhecimento: Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Tecnologias, Temas Transversais Contemporâneos. Os coordenadores pedagógicos dos municípios conduziram esta ação formativa de estudos e planejamento de práticas pedagógicas.

 

Feedback dos Participantes

 

Os profissionais que participaram das oficinas expressaram avaliações positivas sobre o conteúdo e os benefícios para suas práticas educacionais. A professora Jérsica Galleassi, do município de Nova Itaberaba, destacou a importância de lembrar que as crianças desejam ser vistas e ouvidas durante o processo de ensino. Já a Professora Andressa, alfabetizadora, expressou sua gratidão pelo evento, mencionando a variedade de técnicas e possibilidades compartilhadas pelo palestrante. Ela destacou a importância de integrar música, literatura e história para tornar o aprendizado mais prazeroso e produtivo em sala de aula.

Da mesma forma, a Professora Idiane Bizollo, da Escola Municipal Arvoredo, enfatizou a contribuição da formação para o programa Cantinho da Leitura (Programa Compromisso Criança Alfabetizada), ressaltando a qualidade das dinâmicas e ideias apresentadas.

Já a Coordenadora Pedagógica, Ledriana  M. Panis Cassol do município de Águas Frias, relatou que os professores gostaram muito da formação na escola, avaliam positivamente, pois conseguiram ler os cadernos metodológicos em serviço e participaram ativamente, interagindo entre os seus pares. A realização da formação em grupos menores ficou mais produtiva e foi valioso. Ledriana ressalta, que o grupo de fato participou e entenderam melhor a proposta, a qual irá melhorar significativamente a prática do dia a dia das ações na escola.

 O processo de formação continuada de professores é uma ação do Colegiado de Educação da AMOSC e conta com a parceria de professores formadores da UFFS, UNOCHAPECÓ e profissionais que atuam da Educação Básica dos municípios da associação, relata Idete Zuanazzi Munarini, coordenadora do colegiado e secretária de educação de Paial.

Formação de Mediadores de Leitura na Unochapecó

Oficina voltada para os atendentes das bibliotecas públicas e escolares com o tema “Mapa de Empatia para conectar Bibliotecas e suas Comunidades”.