A capacitação amplia competências de professores para introduzir educação financeira e fiscal no currículo escolar da região
Nesta quinta-feira, 14 de novembro, foi realizado o último encontro da capacitação promovida pela Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), em parceria com o Sicoob MaxiCrédito. A formação teve início em 30 de agosto, com o objetivo de capacitar os educadores para a abordagem de temas sobre educação financeira e fiscal nas escolas. A iniciativa representa um avanço significativo na formação dos professores e na adaptação do currículo regional, às demandas atuais.
A capacitação trouxe uma série de encontros que abordaram temas como Cooperativismo e Desenvolvimento Sustentável, Autoconhecimento Financeiro, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e outras questões ligadas ao cooperativismo. Essa iniciativa visa representar um passo importante na adaptação do currículo regional às exigências contemporâneas, reforçando o papel das escolas em promover o desenvolvimento de competências essenciais para o dia a dia dos alunos.
Durante os encontros os educadores utilizam e conhecem ferramentas para poder elaborar aulas com o foco no ensino da educação financeira. Segundo a Assessora de Educação da AMOSC, Locenir Selivan de Moura, a formação é desenvolvida pelo Colegiado de Educação, Colegiado de Fiscais e Técnicos de Tributação realizada desde 2019. Este ano contou com a parceria do SICOOB que apoiou o evento. “Acredito que contribuiu muito na formação dos professores, tanto do ponto de vista profissional, adequado ao currículo referência e dos temas transversais contemporâneos, bem como na vida pessoal de cada um.” destacou a assessora.
A expectativa é que o impacto positivo dessa iniciativa seja sentido tanto pelos alunos quanto pelas famílias, contribuindo para o fortalecimento de práticas financeiras saudáveis e o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente e participativa. Para o professor Maurício Fortes, a perspectiva é aplicar os conteúdos já no planejamento do próximo ano, pois mesmo não lecionando diretamente a disciplina de educação financeira na escola, adquiriu muitos insights que poderá integrar a outras áreas. “Na minha avaliação do curso é nota 10! Recomendo fortemente que outros professores também participem, pois acredito que essa experiência trará benefícios imensos para a prática pedagógica de todos. Obrigado por esse aprendizado transformador!”
A formação em educação financeira
A capacitação iniciou no dia 30 de agosto, na sede da Associação em Chapecó, com a assinatura do contrato e o primeiro dia de formação, que abordou sobre Cooperativismo e Desenvolvimento Sustentável, Autoconhecimento Financeiro, Cooperativismo como uma forma de viver, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, além de outros temas sobre o cooperativismo.
A programação, com encontros mensais possibilitou, aos educadores a participarem no dia 20 de setembro, de um workshop prático sobre tributação fiscal, explorando ideias pedagógicas que facilitam o entendimento dos principais tributos municipais e sua relação com a economia local. No encontro seguinte, em 23 de outubro, a discussão girou em torno de Economia Circular e Empreendedorismo Consciente, com destaque para o programa Financinhas, que utiliza atividades lúdicas para ensinar educação financeira aos estudantes do 1º ao 5º ano.
O Assessor Tributário e de Movimento Econômico da AMOSC, Luciano Deon, O assessor tributário da AMOSC, Luciano Deon, destacou os benefícios da inclusão de temas fiscais e financeiros no currículo escolar. “Tratar esse assunto na sala de aula é de suma importância, tantos para os munícipes, quanto para o município, visto que a população irá saber para onde o dinheiro público de implantado e para o município gera aumento de receita, pois cidadão irá comprar e exigir a nota fiscal do estabelecimento comercial, dificultando a sonegação fiscal”, enfatiza o assessor.
Com o término da capacitação, as escolas da região estarão mais bem preparadas para incorporar a educação financeira de forma sistemática e eficaz a partir de 2025. Para a palestrante e professora Larissa Renata Oliveirah, do último encontro, a iniciativa representa não apenas um avanço na formação dos docentes, mas também uma oportunidade de preparar os alunos para lidarem com a realidade financeira e fiscal desde cedo. “Nós, enquanto educadores, temos que ter essa postura mais equilibrada, ter uma postura mais eficiente em fazer primeiro a nossa tarefa de casa, cuidando da nossa vida financeira, pessoal e até mental, para que a gente possa ensinar os alunos a ter essa coerência.” manifesta a professora.