Plano de Contingência para segurança nas escolas da Região Amosc mobiliza Instituições no Oeste de SC

Na tarde de segunda-feira, 4 de novembro, foi realizada no auditório da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), uma reunião com o objetivo de iniciar as ações do Plano de Contingência da Educação para Segurança nas Escolas – PLANCON-EDU AGRAVI. O encontro reuniu representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAER Fron, o Coordenadoria Regional de Educação de Chapecó (CRE), os Assessores em Educação, Jurídico e Assistência Social da Amosc, além de representantes de instituições de ensino superior e fundamental das redes municipal, estadual e particular. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil também esteve presente, com representantes das Coordenadorias Regionais de Xanxerê e Chapecó

A implementação do Plano de Contingência PLANCON EDU-AGRAVI, que foi elaborado com a colaboração de especialistas e profissionais das áreas envolvidas, foi a principal pauta do encontro. O Plano visa estabelecer diretrizes para segurança no ambiente escolar. Além da criação de um comitê de segurança, cuja função será coordenar e monitorar as ações previstas no plano, garantindo que as estratégias desenvolvidas contemplem as especificidades de cada município e de cada escola. 

 O Coordenador Regional da Defesa Civil de Chapecó, Vilson Zamboni, ressaltou a importância desse comitê para a construção de um plano eficiente, adaptado às necessidades locais. “O plano contempla ações preventivas e respostas rápidas a possíveis situações de risco, assegurando que as escolas estejam preparadas para lidar com emergências de forma ágil e organizada,” explicou Zamboni. Ele destacou ainda que a implementação desse plano responde à crescente demanda por medidas que garantam a segurança no ambiente escolar, considerando o aumento de incidentes de diversas naturezas. “Com a adaptação do plano às especificidades regionais, espera-se que as escolas se tornem mais seguras, e que professores, alunos e demais envolvidos estejam mais bem preparados para enfrentar eventuais situações de crise”, acrescentou.

A assessora em Educação da AMOSC enfatizou o papel consultivo e orientador da Associação na parceria com as instituições regionais. “A AMOSC, em conjunto com outras entidades, atua na orientação a partir de instrumentos legais e de evidências práticas. A importância dos planos está em definir um documento orientador e norteador que ofereça segurança às equipes nas ações de prevenção e em situações de ameaça, protegendo tanto os estudantes quanto os profissionais,” comentou. Ela acrescentou que o comitê de segurança conta com representantes de diversas áreas, permitindo que cada instituição contribua com sua expertise específica para o fortalecimento das diretrizes de segurança.

 

A implementação deste plano reflete o início de uma mobilização integrada, buscando a segurança e o bem-estar da comunidade escolar na região Oeste, com ações que envolvem as diferentes esferas de atuação em segurança pública e educação.