Entre os bons indicadores educacionais estão a inexistência de evasão, zero reprovação e um envolvimento qualificado da comunidade escolar.
Na noite desta terça-feira (17/10) o Centro de Educação Municipal de Paial – CEMPA, recebeu do Tribunal de Contas do Estado, o Prêmio Lume de Escola Referência em gestão. A entrega da homenagem foi realizada no Centro de Cultura e Eventos de Chapecó na abertura do Fórum Estadual de Educação do TCE- SC, que premiou ainda uma escola por mesorregião de Santa Catarina.
Entre as centenas de escolas municipais da região oeste, o CEMPA – Centro de Educação Municipal De Paial – foi selecionado como uma escola nota dez em gestão. O Prêmio Lume é oferecido pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina – TCE-SC e busca estimular o cumprimento dos planos de educação e apoiar o desenvolvimento de experiências educacionais inovadoras que atendam à diversidade cultural e à inclusão.
A escola de Paial atende a criança do Pré-escolar e do Ensino Fundamental e não registra evasão escolar há mais de 5 anos. A Secretária de Educação de Paial e coordenadora do Colegiado de Educação da AMOSC, Idete Zuanazzi Munarini, acredita que um dos fatores que contribuíram para a conquista do Prêmio, foram os depoimentos dos pais e alunos na fase final: “Não somos de um município com recursos fartos, mas conseguirmos bons resultados mesmo com pouco, temos uma equipe que não acha dificuldades pra fazer um esforço a mais e buscar o melhor em qualidade para nossos alunos”. A gestora da escola explica que atualmente são atendidos mais alunos que a projeção os recursos da escola dariam conta, desta forma, respondendo a grande maioria dos itens do plano de educação, eficiência que foi reconhecida pelo Tribunal de Contas do Estado.
Atualmente são mais de 200 alunos, a unidade escolar foi criada a partir da união de diversas escolas do interior, colecionando dados como zero de reprovação, zero de abandono escolar, atenção médica para os alunos, boa organização dos espaços de aprendizagem, que passam também pelo auxilio de orientação da Assessoria Educacional da AMOSC. A equipe municipal tem participado ativamente da formação continuada da entidade, o que auxilia na gestão. Outro fator positivo é que em Paial, é priorizada a contratação de professores efetivos para garantir o comprometimento e o bom relacionamento com toda a comunidade.
Segundo Idete, a integração família e escola é visível na alegria das a crianças ao virem para a escola: “Não trabalhos para o prêmio, mas nos deixa muito orgulhosos começar a colher os frutos de dedicação de toda equipe, administrativa, secretaria, professores, suporte, limpeza e em especial o envolvimento de nossas famílias, que resultou nesta conquista” salienta.
Essa é a primeira edição do prêmio, cujo edital foi publicado em agosto deste ano. Para chegar as escolas premiadas foram realizadas três etapas de avaliação: pré-qualificação, mérito e validação das boas práticas. Em todo Estado, 60 escolas foram classificadas na pré-qualificação, sendo que 19 avançaram para a etapa de mérito.
Participaram do prêmio as escolas de redes municipais que ofertam ensino fundamental e que forneceram informações suficientes para terem o seu Indicador de Qualidade das Escolas de Santa Catarina (IQESC) calculado no Painel ICMS Educação do TCE/SC.