18 de junho é dedicado à reflexão da Alfabetização nas redes de ensino da Região AMOSC
O “Dia D” reforça o compromisso da alfabetização na região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC). No dia 18 de junho, foi marcado como um momento de parada pedagógica, onde professores realizaram juntos o estudo, análise e contribuições ao documento da política de alfabetização no território catarinense. A iniciativa foi unanimemente adotada pelos 20 municípios, destacando a implementação eficaz da política de alfabetização, fortalecendo a formação de professores e garantindo a alfabetização no ciclo certo para todas as crianças da região.
A Assessora de Educação da Associação e Articuladora Regional Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (RENALFA), Locenir de Moura Selivan destacou a relevância do compromisso nacional Criança Alfabetizada, ao qual todos os municípios da AMOSC aderiram. “Este programa visa não apenas garantir a alfabetização no tempo certo, mas também fortalecer a formação dos professores e implementar ações estratégicas para o sucesso educacional de todos os estudantes da educação básica”, afirmou. O programa visa assegurar o direito fundamental à alfabetização para todas as crianças, reforçando o papel da educação na formação inicial dos jovens.
A Coordenadora do Colegiado de Educação da AMOSC, Idete Zuanazzi Munarini, enfatizou o papel crucial dos professores no processo de construção da política de alfabetização. “Estudar este documento junto com nossos educadores é um marco importante. É através de sua experiência diária que podemos aprimorar e implementar diretrizes educacionais eficazes”, comentou Idete.
Além da adesão ao compromisso nacional, os municípios foram beneficiados com recursos suplementares através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), especificamente destinados ao fortalecimento dos espaços de leitura nas escolas locais, criando o Cantinho da Leitura. Este apoio financeiro não só proporciona melhores condições para a prática da leitura, como também sustenta iniciativas de formação continuada para os professores, essenciais para a efetiva alfabetização no período adequado.
A Professora e Articuladora Municipal da RENALFA, Adriana Hildebrando dos Santos Bortoli, compartilhou sua experiência durante a parada pedagógica em Caxambú do Sul. “Estamos vivenciando momentos cruciais de aprendizado e reflexão sobre o documento norteador. É fundamental que cada escola e cada profissional compreenda o seu papel na alfabetização de nossas crianças”, enfatizou.
Secretária de Águas de Chapecó e membro do Comitê Estratégico do Compromisso Criança Alfabetizada em SC, Neli Gai Pereira, expressou seu entusiasmo com o envolvimento dos profissionais da educação. “É um dia de celebração ver tantos colegas engajados no estudo e contribuição para o documento norteador. Este compromisso reflete o empenho coletivo em garantir uma educação de qualidade em nossa região”, destacou.
Os próximos passos
Para os próximos passos, cabe aos municípios a incumbência de adotar o documento do território catarinense ou elaborar suas próprias políticas municipais ou regionais de alfabetização. O próximo evento no calendário educacional da região será o V Seminário de Implementação do Currículo Regional, agendado para os dias 18 e 19 de julho. A Coordenadora do Colegiado de Educação da AMOSC, Idete Zuanazzi Munarini, mencionou que o Seminário continuará orientando os professores sobre práticas de alfabetização e desenvolvimento do documento regional de políticas para alfabetização. Neste evento serão oferecidas orientações detalhadas aos educadores sobre a implementação das novas diretrizes de alfabetização, além de facilitar a elaboração dos documentos municipais de política educacional.