Compartilhar share

DEFESA CIVIL: AMOSC e UDESC realizam curso BAGER nesta semana

Publicado em 21/03/2022 às 10:56 - Atualizado em 21/03/2022 às 17:21

A AMOSC - Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina, através do colegiado de Defesa Civil, em parceria com a UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, Defesa Civil e  USAID/BHA, realiza o curso BAGER, no auditório da entidade em Chapecó, que iniciou nesta segunda (21) e vai até a próxima sexta (25).

O curso foi desenvolvido originalmente pela USAID/BHA – Bureau de Ajuda Humanitária e adaptado pela UDESC, através do Núcleo de Treinamento para Prevenção de Emergências – CETREM. Participam do evento universitários, agentes e técnicos que atuam na área da defesa civil nos municípios da AMOSC.

A equipe de professores que ministra o curso, o pedagogo Vicente Lapolli, Gianne Teixeira de Mello, que é psicóloga e a professora geógrafa Pamela do Vale Silva, destacam que o conteúdo e bibliografia, além de material técnico dos órgãos anteriormente citados, foram utilizados materiais bibliográficos diversos, em especial do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil e visa atender a preparação da gestão da crise. “Este curso está na praticidade, onde a teoria é permeada por exercícios práticos, que consolidam o processo de ensino-aprendizagem; sendo que o participante, ao sair do curso, têm em suas mãos uma ferramenta útil para confeccionar plano diretor, plano estratégico, tático e operacional que atendam às necessidades específicas de cada coordenação de defesa civil.

“O curso visa atender a necessidade de preencher uma lacuna no que diz respeito ao Planejamento e Gestão de Riscos, principalmente para as pessoas que trabalham em áreas relacionadas com ameaças, emergências e desastres”, explica o professor Vicente Lapolli.

O coordenador regional da Defesa Civil, Vilson Zamboni ressalta que esta é mais uma ação importante para a estruturação da defesa civil nos municípios e que os técnicos participantes tem a base administrativa necessária para trabalhar no seu município, principalmente focando a administração da gestão de risco como forma de prevenção e preparação.

O presidente da AMOSC e prefeito de São Carlos, Rudi Sander, abriu oficialmente o curso e ressaltou a importância da preparação das defesas civis municipais caso necessário atuar em alguma situação. "A AMOSC está comprometida com a formação técnica continua em todas as áreas e esse curso é mais um que vem pra somar conhecimentos, e é claro, esperamos que nunca precisem colocar na prática esse conhecimento, pois não queremos que ocorram desastres em nossos municípios", afirmou o presidente Rudi Sander.


Galeria Multimídia

{{grupo.nome}}
  • {{grupo.items.length - 12}}
    {{item.codGaleriaMultimidiaItem}}
Fechar