Compartilhar share

Colegiado de Cultura da AMOSC realiza primeira reunião de 2022 e elege nova diretoria

Publicado em 17/03/2022 às 17:19 - Atualizado em 18/03/2022 às 17:32

O Colegiado de Gestores Municipais de Cultura da AMOSC realizou a primeira reunião anual de trabalho, nesta semana. Um dos temas debatidos foi sobre o projeto de Lei Paulo Gustavo, como um instrumento importante ao financiamento e a promoção da área cultural. O projeto de lei 73/2021 foi aprovado na terça (15), pelo Senado Federal, e prevê R$ 3,86 bilhões do Fundo Nacional de Cultura (FNC), para o fomento de projetos culturais. Recursos este que será operado diretamente pelos estados e municípios. A Lei Paulo Gustavo, segue agora para sanção presidencial.

A lei tem o objetivo de ajudar na recuperação do setor cultural após as perdas acumuladas durante a pandemia de covid-19. O seu nome popular homenageia o ator Paulo Gustavo (1978-2021), um dos principais humoristas do Brasil, que morreu no ano passado após longa internação por causa da doença.

Outros temas debatidos: andamento das atividades culturais nos municípios, como várias ações ocorrendo a partir deste mês de março, para os munícipes da região da Amosc, como danças, música, teatro, patinação artística, oficinas variadas e visitas guiadas a museus dentre outras ações.

O monitoramento e a avaliação dos Planos Municipais de Cultura foi discutido e definido uma data para iniciar o processo de orientação aos gestores municipais, como uma ação importante para efetivação da política pública da área cultural.

Também foi eleita a nova diretoria do colegiado, que ficou assim constituída: Coordenadora Geral Roselaine Vinhas, Presidente da Fundação Cultural de Chapecó, Vice-coordenadora, Cristiane Honorato Fonseca, Diretora de Cultura de Guatambu, Secretário Estevan Graboski Casanova, Diretor de Cultura de Caxambu do Sul e Primeira Secretária, Sonia Albertina Chiarelo, Diretora de Cultura de Planalto Alegre.

Planejamento: Ações de monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Cultura, Encontros técnicos sobre sistemas municipais de cultura e operacionalização de recursos culturais, troca de experiências de bandas e fanfarras, boas práticas de ações exitosas na área cultural e a participação do Colegiado de Cultura da Amosc no X Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura de 11 a 13 de maio no município de Ibirama.

 

 

 


Galeria Multimídia

{{grupo.nome}}
  • {{grupo.items.length - 12}}
    {{item.codGaleriaMultimidiaItem}}
Fechar