Compartilhar share

AMOSC inicia cronograma de Conferências preparatórias a CONAE

Publicado em 20/10/2021 às 15:25 - Atualizado em 21/10/2021 às 17:27

Nesta terça (19), foi iniciado o cronograma de conferências intermunicipais de educação, na região de abrangência da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina – AMOSC. Até o próximo dia 29 deste mês ocorrem outras seis conferências intermunicipais e uma municipal, para aprofundar e ampliar o debate preparatório para a etapa regional, estadual, até o grande encontro, a CONAE – Conferência Nacional de Educação, que tem previsão para ocorrer em novembro do próximo ano.

A primeira CONAE intermunicipal reuniu, de forma virtual, os municípios de Formosa do Sul, Santiago do Sul, Jardinópolis e União do Oeste. Na abertura, representando os prefeitos da AMOSC, participou o prefeito de Formosa do Sul, Jorge Antonio Comunello, que é vice-presidente da entidade, e também o professor Ivan Claudio P. Siqueira, da Universidade de São Paulo (USP), que também integra a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação e do Mercosul Educacional, que fez explanação geral do tema central da CONAE: “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira” e algumas reflexões referentes aos demais eixos temáticos de discussão, que são três: - Eixo 1: O Plano Nacional de Educação: diretrizes e metas; Eixo 2: Uma Escola para o Futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação; e Eixo 3: Criação do Sistema Nacional de Educação: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção.

As conferências contam com a participação de professores, técnicos, sociedade civil, entidades e instituições diversas e universidades. “A educação brasileira sempre viveu grandes desafios, e neste momento, com o contexto da pandemia do coronavírus, os desafios ficaram mais evidenciados, demandando uma reinvenção no campo educacional. O qual percebemos, a necessidade de transformações nos processos educativos para o avanço na educação, que garanta as aprendizagens essenciais dos estudantes e o compromisso com a equidade e igualdade. As conferências, são espaços e momentos de refletir, discutir estratégias, ampliar e compartilhar experiências e ideias propositivas para vencer os desafios atuais e futuros da educação”, enfatizou a assessora em Educação da AMOSC Locenir de Moura Selivan. Ela explica que as discussões para a organização das conferências, iniciaram em julho deste ano no Colegiado de Secretários Municipais de Educação da AMOSC. “A partir da reunião, foi criada uma comissão para estudos e organização das conferências, assim foi definido que as etapas intermunicipais aconteceriam em sete polos intermunicipais e uma etapa municipal, em Chapecó, no dia 29 quando encerra esta etapa”, completou a assessora. A etapa regional terá como sede o município de Chapecó, no dia 19 de novembro próximo, no Salão Nobre da Unochapecó e a etapa estadual está prevista para abril de 2022 em Florianópolis.

Conferências seguem acontecendo até o dia 29

Nesta quinta (21), ocorrem encontros em dois polos intermunicipais, um deles reunindo Nova Erechim, Nova Itaberaba e Águas Frias e o outro com Paial e Arvoredo. O cronograma segue com outras duas na sexta (22), em uma delas com representantes de Cordilheira Alta e Coronel Freitas, o outro polo reúne Pinhalzinho, Sul Brasil e Serra Alta.

Na próxima segunda, dia 25/10, ocorre o encontro com o polo que reúne Caxambu do Sul, Guatambu e Planalto Alegre, já no dia 29/10, fechando a etapa intermunicipal, São Carlos e Águas de Chapecó, e a Conferência Municipal em Chapecó.


Galeria Multimídia

{{grupo.nome}}
  • {{grupo.items.length - 12}}
    {{item.codGaleriaMultimidiaItem}}
Fechar