Compartilhar share

Encontro virtual sobre o PAR/SIMEC

Publicado em 24/06/2021 às 17:21 - Atualizado em 24/06/2021 às 17:21

Secretários de Educação e representantes das Equipes Técnicas dos municípios da AMOSC participaram ontem (23/06) do encontro de orientação sobre a elaboração do Plano de Articulação (PAR) no ambiente virtual, Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC) do Ministério da Educação.
O PAR é uma ferramenta de planejamento que prevê a inserção de dados da educação municipal no sistema a partir das etapas preparatória, diagnóstico e planejamento. Este é o 4º ciclo do PAR, o qual teve início em 2007 e serve de apoio a gestão municipal como um elo de suporte técnico e financeiro junto ao MEC. Os municípios estão na etapa inicial que prevê além de atualização de dados, prevê a inserção de dados dos Planos Municipais de Educação, como metas, estratégias e ações. A etapa seguinte é o diagnóstico, com preenchimento de indicadores da educação local para cada dimensão do PAR. A última etapa é a fase de planejamento que prevê a indicação das necessidades dos municípios a partir de 27 iniciativas distribuídas em quatro grandes dimensões: Gestão Educacional, Formação profissional, Práticas Pedagógicas e Avaliação e Infraestrutura física e recursos pedagógicos.
O encontro foi realizado com o objetivo de orientar e alertar sobre a importância na descrição das informações no PAR, bem como a coerência durante o preenchimento da plataforma.