Reunião ampliada Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Convênios

Publicado em 30/03/2021 às 16:45 - Atualizado em 30/03/2021 às 16:45

No dia hoje (30/03/2021), foi realizada uma reunião ampliada do colegiado estadual de Gestores Municipais de Convênios, no qual reuniu 4 associações, sendo estas AMERIOS, AMOSC, AMEOSC e AMARP. A reunião foi transmitida pela plataforma Google Meet gerenciada pela Atrize Avila (Assessora de Projetos e Convênios da AMOSC), juntamente com a Márcia Markendorf (representando a AMERIOS).

Foram discutidos assuntos de interesse regional, sendo eles:

- Emendas parlamentares Federais 2021;
- Plataforma Êxitos e as informações para Captação de Recursos, Transferências Voluntárias;
- Avanços da Plataforma +Brasil.

O encontro foi intermediado pela consultora do Núcleo de Governança da Confederação Nacional de Municípios (CNM) Marli Burato, que explicou a importância da Plataforma Êxitos por ser uma ferramenta prática e que concentra todos os programas federais com infinidade de oportunidades e informações personalizadas, como projetos, premiações, editais, linhas de crédito, política e ações destinadas à execução de obras, compra de equipamentos e oportunidades relacionadas às políticas públicas.

A Plataforma +Brasil passou por diversas atualizações, com o intuito de centralizar as informações de recursos disponíveis e informações de gestão dos recursos. Agora é possível transmitir e gerenciar as transferências (emendas) especiais e com finalidade definida, recursos fundo a fundo e demais transferências voluntárias. “Chamamos atenção para essa plataforma porque até 2022 todas as transferências da União – exceto o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) – devem estar tramitando pela Plataforma +Brasil.

Por fim, os gestores souberam mais detalhes sobre as plataformas Êxitos e +Brasil, e todas as atualizações que estarão disponíveis nos sistemas no decorrer deste ano. Também foi orientado sobre o acesso as emendas parlamentares federais 2021, e todos processos legais que envolvem a captação, uso e prestação de contas dos recursos disponíveis.