Compartilhe
São Carlos

Prefeito de São Carlos cumpre agenda na capital do estado

Publicado em 02/08/2019 às 07:52 - Atualizado em 02/08/2019 às 07:52

O Prefeito de São Carlos Rudi Miguel Sander esteve nesta semana na capital do Estado cumprindo extensa agenda.

Conforme Sander, os trabalhos tiveram início ainda na segunda-feira 29) à noite com uma reunião com a FECAM – Federação Catarinense de Municípios e a ARIS – Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento da qual é presidente. Na manhã de terça-feira (30) participou no evento “Conversas de Impacto” promovido pela FECAM, onde estiveram presentes o Governador do Estado Carlos Moisés,  Juristas, ministro do Superior Tribunal de Justiça – STJ Sebastião Alves dos Reis Júnior, que foi até na quarta-feira (31) ao meio dia; na terça-feira à noite aconteceu o lançamento do Congresso de Prefeitos que acontecerá no mês de Setembro em Florianópolis, evento que contou com a presença de diversas autoridades; quarta-feira à tarde cumpriu agenda na CASAN onde foi solicitado, juntamente com o assessor Jurídico Dr. Tobias Perotto, a questão da parceria entre Casan e Município de São Carlos para distribuição de água para mais de 20 famílias moradoras da Linha Chapecó, onde foi perfurado um poço na propriedade de Albano Dupont com vazão de mais de 1.500 litros de água/hora; também cumprido agenda na CELESC, juntamente com o Secretário de Educação Sadi Baron, levando reivindicações e buscando patrocínios para projetos que o município está desenvolvendo.

Tambem neste período, o contador da prefeitura Germano Jean Vieira, participou de reuniões tirando dúvidas na área contábil, junto aos profissionais da contabilidade da FECAM.

O Prefeito falou da importância destes eventos “para tirarmos dúvidas com relação aos mandatos dos prefeitos do estado de Santa Catarina. Da região da AMOSC -  Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina participaram 11 prefeitos, assessorias jurídicas e contábeis em várias ações. Por isso, temos que destacar a importância da FECAM para as gestões públicas dos prefeitos. Orientações, diretrizes em determinadas questões, legislação, atuação e parceria do ministério público com o município em fiscalizar, cobrar e fazer as ações acontecerem”, completou Sander.

Em paralelo, o Secretário de Educação de São Carlos Sadi Baron participou de reunião do GT - Grupo de Trabalho Interinstitucional para Definição estratégica de ações referentes ao Transporte escolar em Santa Catarina, que tem a participação da FECAM, Secretaria de Estado da Educação e Undime.

Segundo Baron, foram discutidos basicamente dois pontos centrais: “uma, as tecnologias de controle do transporte escolar do estado, principalmente o mapeamento das distâncias percorridas, pois há uma reclamação muito grande por parte dos municípios em relação aos valores repassados pelo governo do estado aos municípios para realizar o transporte dos alunos que frequentam escolas estaduais. Então estamos discutindo junto com o governo do estado, uma possibilidade de podermos ter um sistema de GPS nas frotas de todo o estado, para que tenhamos a contagem dos alunos e as distâncias, para que o governo nos repasse os reais valores que os municípios hoje pagam para realizar este transporte; outro ponto é a questão da Lei do Transporte Escolar. Esta minuta já foi elaborada e irá para a Assembléia Legislativa do estado ainda durante este mês de Agosto, para termos, a partir do próximo ano, uma nova legislação na área do transporte escolar. E um dos pontos centrais é a distância que é paga pelo governo do estado aos municípios, que hoje somente é pago por alunos que residem acima de três quilômetros. Queremos que esta distância seja reduzida para um quilômetro. Então, foi uma reunião bastante produtiva e teremos tantas mais ainda, para darmos sequencia as questões da tecnologia que estamos discutindo com o governo do estado”, concluiu Baron.


Av. Getúlio Vargas, 571-S, Centro, Chapecó - SC
CEP: 89812-000