Compartilhe

Lideranças discutem gestão compartilhada da mudança

Publicado em 21/09/2018 às 15:24 - Atualizado em 21/09/2018 às 15:24

O segundo encontro do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER), promovido pelo Sebrae/SC em parceria com a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), ocorreu nesta semana, no CTG Porteira do Pinhal, em Pinhalzinho. Com foco para a gestão compartilhada da mudança, o evento reuniu empresários, gestores municipais e do terceiro setor com perfil de liderança.  

O objetivo desta etapa foi facilitar ao grupo a visualização das potencialidades regionais de desenvolvimento como estímulo às mudanças e o levantamento de um cenário de oportunidades como pré-requisito à gestão compartilhada da mudança. “Nossa intenção é que os participantes percebam como os modelos ou paradigmas mentais influenciam de maneira positiva ou negativa nas ações e de que forma estão conquistando o desenvolvimento regional”, explicou o facilitador Luiz Ricardo de Souza que conduziu o evento, juntamente com a facilitadora Miriam Gassen.

A programação também contou com a participação de Emerson Souto que apresentou o Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS) – um panorama da situação regional. Iniciou questionando se políticas públicas dos municípios estão sendo efetivas para o processo de desenvolvimento sustentável, visando promover uma reflexão sobre o assunto. Seguiu apontando indicadores econômicos e sociais. A iniciativa representa o diagnóstico regional a partir do sistema da Federação Catarinense de Municípios (FECAM) para fazer análise de tendências e identificação dos eixos para o desenvolvimento para a região.

O coordenador regional oeste do SEBRAE/SC, Enio Albérto Parmeggiani, realçou que o LIDER promove a integração de atores dos municípios, fazendo com que discutam e alinhem ações com leitura de tendências e cenários. “Com isso, podem estabelecer a visão de futuro e um plano de ação amparado pela governança do território. Trata-se de uma ferramenta que apóia na discussão e proposição de novos projetos que resultarão em oportunidades de transformação e melhoria do grau de competitividade de nosso território.”

O prefeito de Pinhalzinho, Mário Afonso Woitexem, destacou a importância da união dos setores público e privado para planejar ações visando o crescimento sustentável da região. “A avaliação do primeiro evento, realizado em Chapecó, é positiva. Agora, recebemos as lideranças de braços abertos em nosso município para seguir com a discussão de oportunidades e prioridades para obter o desenvolvimento”, observou.

Para o presidente da Credioeste, Ivonei Barbiero, o programa é estratégico para que as lideranças possam discutir, planejar e colocar em prática ações que potencializem o desenvolvimento da região. “Nesses encontros, conseguimos discutir ideias e propor projetos que objetivem o crescimento como um todo, ou seja, pensamos de forma conjunta para que o desenvolvimento seja harmônico e sustentável”.

Programa LIDER

O programa LIDER estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, trabalhando três dimensões da competitividade: a sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada). A fase operacional conta com oito encontros com carga horária mensal de 12 horas.

MARCOS A. BEDIN
MB Comunicação Empresarial/Organizacional


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Av. Getúlio Vargas, 571, Centro, Chapecó - SC
CEP: 89812-000