AMOSC realiza reunião para avaliação das atividades não presenciais e sistema escola web

Publicado em 21/05/2020 às 16:45 - Atualizado em 21/05/2020 às 16:45

AMOSC realizou hoje pela manhã (21-05) reunião remota com a participação de Secretários de Educação, Equipes Pedagógicas e Operadoras do Sistema Escola Web, aproximadamente 96 pessoas participaram. Durante a reunião foram apresentadas as novas funcionalidades do Sistema Escola Web, aba de relatórios de atividades não presenciais, relatório de acompanhamentos das turmas, estudantes e outras funcionalidades.

Os 20 municípios da Amosc estão enviando atividades não presenciais aos estudantes neste momento de pandemia como forma de dar continuidade aos processos de aprendizagem e manter o contato e vínculo com as famílias e estudantes. As atividades não presenciais estão sendo enviadas por meio da plataforma do Sistema Escola Web da Amosc e por meio impresso aos estudantes que não tem acesso tecnológico.
Este momento pegou todo mundo de surpresa, esse reinventar e utilizar esta nova forma de mediar à educação está sendo um desafio para todos que atuam na educação, sejam eles gestores, equipes pedagógicas, professores, estudantes e famílias. Porém, não podemos ser omissos neste momento, a união de todos faz a diferença para dar continuidade ao papel da educação neste momento, sobretudo instrumentalizar, sugerir e orientar os estudantes e famílias é fundamental, ressaltou o Vice Coordenador do Colegiado de Educação, Sadi Baron de São Carlos, parabenizando todos os envolvidos.

De acordo com algumas avaliações relatadas pelas equipes pedagógicas, constatamos que apesar deste momento difícil que estamos passando, há um retorno positivo por parte dos estudantes, famílias e comprometimento de todos os professores, algumas falas confirmam isso:
 “Ao final, teremos a consciência tranquila de termos cumprido nosso compromisso com a educação de qualidade na nossa região. Parabéns às coordenadoras pedagógicas que asseguram a aplicação de todo esse sistema”. Ires Froza (Diretora Pedagoga de Pinhalzinho).
 “Por parte das famílias em relação à retirada e devolutiva de matérias esta sendo bem positiva, alcançamos praticamente 100%, estamos contando com os grupos de WhatsApp para orientações, estamos fazendo entrega quinzenal”.
Marisete de Souza (Diretora do Núcleo Municipal de Educação de Sul Brasil).

“Nós de Serra Alta, estamos disponibilizando de forma impressa e na plataforma. As devolutivas estão sendo boas. Estamos contando duas horas diárias de atividades, algumas dificuldades são encontradas pelos professores e famílias, mas na medida do possível vamos esclarecendo. Está sendo bem válidas essas experiências”. Itamar Oldiges (Diretor do Centro de Educação Municipal de Serra Alta)

“Este momento também esta sendo valido para conhecermos melhor a realidade de nossas crianças. Como a equipe da secretaria e diretoras vem acompanhando a entrega de materiais físicos é notável o empenho das famílias dentro das possibilidades e da realidade em que vivem”. Janice F. Seidel (Diretora de Educação de Águas de Chapecó).

As atividades não presenciais são uma opção que foi discutida coletivamente na região da Amosc por meio do Colegiado de Educação, equipes pedagógicas, diretores, professores e conselhos municipais de educação desde o dia 23 de março após o período decretado para a suspensão das aulas, compreendido como período excepcional neste momento de pandemia. O próximo passo deste Colegiado agora é a elaboração do Plano Emergencial com um protocolo preparatório para o retorno às aulas que começa a ser traçado pelo Grupo de Trabalho que se reunirá amanhã de manhã.


Galeria Multimídia

{{grupo.nome}}
  • {{grupo.items.length - 12}}
    {{item.codGaleriaMultimidiaItem}}
Fechar