No sábado pela manhã, (13/05) o secretário executivo da AMOSC, Celso Galante, representando o presidente da AMOSC, Sr. Julcimar Lorenzetti, juntamente com o assessor jurídico Fabiano Porto, estiveram novamente com o governador Jorginho Mello, no novo pavilhão da Efapi. No encontro foi entregue uma minuta de resolução, contendo informações sobre as legislações vigentes e adaptações necessárias para atender às necessidades específicas da região oeste de Santa Catarina.
O estudo foi elaborado em parceria pela PMRv – Polícia Militar Rodoviária, AMOSC – associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina e PRF – Polícia Rodoviária Federal, resultado da soma das entidades para dar trafegabilidade às máquinas agrícolas na região e condições desta importante atividade econômica, a agricultura, para o transporte destes equipamentos.
Um dos objetivos é resolver o conflito entre as legislações, para que seja encaminhado diretamente ao Contran – Conselho Nacional de Trânsito, visando adequar as referidas normas, pensando na segurança nas vias e dos condutores destes equipamentos.
O Governador Jorginho Mello e o Secretário da Agricultura, Valdir Colatto, demostram interesse no assunto e a AMOSC deverá solicitar resposta o mais prontamente possível. Os acidentes gerados com este tipo de equipamentos normalmente possuem gravidades elevadas, por isso a urgência do debate sobre tema.
A minuta contém uma proposta estadual, e poderá ser utilizada como modelo para outras unidades da Federação.