Durante o encontro com prefeitos da AMOSC, Governador anuncia melhorias, se compromete com o repasse de recursos para a região, mas pede apoio.
Nesta sexta-feira, 12 de maio, o Governador do Estado Jorginho Mello, esteve no auditório da CRE – Conselho Regional de Educação, em Chapecó. O encontro faz parte do programa: “Santa Catarina Levada a Sério”, uma série de ações realizadas para que o governador possa ouvir as demandas dos prefeitos. O presidente da AMOSC – Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina, Julcimar Lorenzetti, prefeito de Santiago do Sul, falou em nome dos 20 prefeitos da Associação e pediu que o governador dê prioridades a questão dos recursos destinados ao Hospital Regional do Oeste, para atendimento à população de toda a região que vem enfrentando dificuldades históricas. Outro tema mencionado, foi a questão das rodovias estaduais que se encontram em condições precárias.
O governador fez uma fala direta aos prefeitos presentes e se colocou a disposição para ouvir cada um dos prefeitos individualmente. Disse ainda que “não vai enrolar ninguém”, tratando a forma como pretende seguir sua administração. Deixou claro que sabe que tipo de governo pretende fazer e que não fará promessas que não possa cumprir, em contrapartida, terá uma linguagem direta para falar o que for necessário para cada prefeito. Jorginho Mello anunciou um Bilhão de investimento em melhorias nas rodovias estaduais, porém não atribuiu data para o início dos trabalhos. Pediu a parceria dos prefeitos no sentido de facilitar e desburocratizar os processos administrativos. Na fala anunciou que vai criar linhas de crédito para empreendedores e agricultores.
Representantes da Casan e Celesc fizeram falas prévias informando investimentos na região. A Celesc pretende ampliar a rede de energia elétrica e realizar a troca de padrão de bifásico para trifásico, onde houver necessidade de maior fluxo de energia elétrica. A Casan anunciou melhorias em bairros de Chapecó e anunciou 6 milhões de reais em investimentos para a região. Segundo Laudelino Bastos, superintendente da Casan, o projeto de retirada de água do Rio Uruguai está em andamento. Foram anunciados investimento na ordem de 32 milhões e melhorias em Pinhalzinho, Guatambu, Nova Erechim e União do Oeste.
O presidente da AMOSC presenteou o Governador com uma mateira da entidade.