A parceria entre AMOSC, CRESOL e Sescoop vai levar educação sobre finanças e tributos para estudantes do Ensino Fundamental
Iniciou hoje (25/04) a formação de professores multiplicadores para realização de um projeto inovador de Educação Financeira e Fiscal nas escolas da região oeste. O trabalho nas escolas será realizado em paralelo com as formações. No auditório da AMOSC, estão representantes dos 20 municípios da associação, entre eles professores e o fiscais de tributos que deverão atuar nas escolas. Serão ministrados cinco módulos referente a esta temática, totalizando 40h de formação, com conclusão no mês de agosto 2023.
Para o presidente da AMOSC, Julcimar Lorenzetti, prefeito de Santiago do Sul, esta é uma grande oportunidade para os estudantes e comunidade escolar, possam compreender o caminho que faz os recursos dos tributos e de que maneira eles são aplicados nas políticas públicas municipais: “Este trabalho ao logo do tempo vai gerar consciência nos estudante, para entender como os recursos são recebidos e de que maneira são aplicados”.
Ilário Antônio Teczak – Dir. Gestão de Pessoas da Cresol Central Brasil, explica que a ideia é chegar ao público bem jovem para que a educação financeira e fiscal seja uma realidade na vida das futuras gerações. Idete Zuanazzi Munarini, coordenadora do Colegiado de Educação da AMOSC e Secretária de Educação do Município de Paial, relata que o resultado deste processo será ainda a conservação do patrimônio público: “A Ed. Financeira e Fiscal é um dos temas do macrocampo Economia da BNCC – Base Nacional Comum Curricular e Currículo Regional, que deve ser implantada nas redes municipais de ensino” salienta a gestora.
Durante o período da manhã foi realizada a palestra do Especialista em Contas Públicas e Auditor Fiscal aposentado pelo do Tribunal de Contas de SC Geraldo José Gomes e no período vespertino será realizada a oficina de Educação Fiscal e Sustentabilidade, com Larissa Trindade, professora da UFFS, com Doutorado em Ciências Humanas nos EUA.