A viagem da comitiva da FECAM envolveu representantes das 21 Associações de Municípios do Estado, nos dias 12 a 14 de abril.
A política de Assistência Social faz parte de uma das frentes prioritárias do Governo Federal, diante do contexto da nova administração pública os programas sociais também sofreram alterações. A FECAM Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina organizou uma viagem a Brasília com diversas agendas para reuniões técnicas. Entre elas o novo desempenho do programa Bolsa Família, atendimento à população de rua, capacitação do trabalho dos trabalhadores da Assistência Social, apoio a pessoa com deficiência, entre outros diversos temas.
Representou a região oeste de Santa Catarina a Gestora da assistência social de Pinhalzinho, Ivone Salete Orso, que relatou a importância do contato direto com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome: “As visitas técnicas são fundamentais para levarmos ao Ministério as demandas locais e ao mesmo tempo entender como os principais programas serão operacionalizados, encurtando os caminhos para a população que demanda dos programas, serviços e benefícios socioassistenciais” relatou.
Na reunião com o Fundo Nacional de Assistência Social – FNAS, foi solicitada a recomposição dos recursos dos Programas juntos aos municípios, de forma regular e automática. A revogação da Portaria 2362/2019, que trata do tema, no entanto, integrantes do governo justificaram que existe uma Câmara Técnica analisando e que haverá alterações que serão propostas até que se aprove a PEC 383/2017, tendo recursos garantidos aos SUAS – Sistema Único de Assistência Social. Os gestores do fundo repassaram a comitiva que é uma das prioridades do FNAS neste momento e buscarão agilizar o processo.