Na tarde desta quinta-feira, às 16 horas, a AMOSC realizou reunião online com Prefeitos, Secretários de Educação e de Administração, Procuradores Jurídicos, Comandante da Polícia Militar, Delegado Regional de Polícia Civil, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina e outros órgãos. A finalidade do encontro foi debater sobre as recomendações e posicionamentos dos órgãos de segurança pública, relatos das providências tomadas pelos gestores municipais e encaminhamento de um Plano Preventivo para segurança nas escolas.
Durante a reunião, o comandante da Polícia Militar, Jorge Luiz Haack, tranquilizou a todos, informando que não há relação do ataque cometido em Blumenau com outras possíveis ações. De toda forma, PMSC está tomando providências para reforçar as escolas, públicas ou privadas e pretende nos próximos dias divulgar o Protocolo Internacional de segurança aos gestores municipais e profissionais da educação.
O TCE/SC apresentou contribuições principalmente em relação aos processos licitatórios e contratações emergenciais. Já o coordenador da Defesa Civil também se manifestou no sentido de que poderá colaborar na elaboração do Plano preventivo levando em consideração a experiência do Plano de Contingência.
Os órgãos de segurança e prefeitos da região manifestam preocupação e já desenvolveram ações locais para amenizar e dar mais tranquilidade a comunidade escolar. Também estão atentos a qualquer movimentação e orientam:
– Reforçar na medida do possível a segurança nas escolas;
– Ficar atendo a qualquer atitude suspeita;
– Alertar professores, pais e amigos para auxiliar nos cuidados no entorno das escolas diariamente;
– Não replicar informações falsas;
– Ficar atentos às informações dos órgãos oficiais;
– Ligar para o 190 em caso de necessidade;
A AMOSC, na pessoa do presidente Julcimar Lorenzetti, salientou que na próxima semana haverá uma comissão para dar início a elaboração do Plano Preventivo.