Seminário de Desenvolvimento Regional e Gestão Educacional da AMOSC reúne mais de 300 profissionais da Educação em Chapecó

O evento foi realizado pela AMOSC na Sala Agostinho Duarte, nesta terça-feira  em parceria com a Secretaria de Educação de Chapecó, TCE/SC e as associações de municípios regionais. Durante todo o dia foram realizados painéis levando conhecimento aos profissionais de educação. Estiveram presentes gestores educacionais dos 20 municípios da AMOSC e das cidades da AMAI, AMNOROESTE, AMERIOS, AMAUC. Durante a abertura foi realizada apresentação cultural do Coral Infantil de Nova Itaberaba, que emocionou o público. 

 

O painel da parte da manhã tratou da experiência de Sobral no Ceará, o município esteve em primeiro lugar no IDEB nos últimos dois censos educacionais. O palestrante foi o Secretário da Educação, Francisco Herbert Lima Vasconcelos. Em 1997 Sobral tinha um dos piores índices de desenvolvimento humano do Brasil e um sistema educacional precário. Francisco relatou a importância de uma boa relação com os pais, aproximando-os da escola. Outro ponto ressaltado, foi a eficiência da gestão educacional para a realização de um trabalho qualificado na educação, envolvendo investimentos financeiros, capacitações e uma revisão da implantação dos processos mais simples até os mais complexos. Como resultado, nos dois últimos anos as avaliações do IDEB de Sobral estão entre as maiores do país. 

 

À tarde os Auditores do TSE/SC Moisés Hoegenn e Sylvio Behring Sallum falaram sobre as novas métricas para a destinação de recursos do ICMS aos municípios por meio dos índices educacionais. Uma nova legislação foi implementada em agosto de 2022 e com ela o cálculo da distribuição do ICMS (imposto estadual) foi alterado, para que municípios com uma série de indicadores de proficiência, estrutura física e progressão dos índices educacionais, possam ser beneficiados com uma fatia maior de recursos financeiros, por meio da qualidade da educação. 

 

Para o presidente da AMOSC, Julcimar Lorenzetti, um evento desta natureza é muito importante para fortalecer o colegiado da entidade e levar conhecimento de experiências que deram certo: “Estamos muito felizes por poder realizar este evento que contribui de forma tão significativa na realidade do dia a dia das escolas públicas”, salientou.