Seminário Regional de Acolhimento Institucional e Familiar de Crianças e Adolescentes

Com o objetivo de abordar a proteção integral de crianças e adolescentes assim como trabalho social com as famílias realizou-se no dia 02/03 um Seminário Regional no município de Itá onde os técnicos dos municípios da AMOSC participaram.

O Acolhimento Institucional é um dos Serviços da Proteção Social Especial de Alta Complexidade executado pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) dos municípios. O Acolhimento Institucional garante a proteção integral em local de referência de moradia, alimentação, vestuário, segurança, acessibilidade e materiais de higiene pessoal a crianças e adolescentes que se encontram sem referência e/ou em situação de ameaça, necessitando ser retirado do seu núcleo familiar e/ou comunitário.

Ainda o município de Pinhalzinho foi convidado a apresentar o serviço de Família Acolhedoras como experiência exitosa realizada na região da AMOSC. O município também participará do IV Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar, expondo o trabalho de excelência realizado pela equipe técnica da PSE/Alta Complexidade, responsável pelo Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. O município inscreveu o resumo do trabalho executado no mês de outubro de 2022, tendo sua submissão aprovada.

 

IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ACOLHIMENTO FAMILIAR –CAMPINAS SP

O município de Campinas/SP atualmente é uma região de referência quando se fala em Acolhimento Familiar, tanto por sua longa experiência no Serviço Família Acolhedora, quanto pelos grandes eventos internacionais que tem realizado ao longo dos últimos 18 anos.

O evento tem como proposta aceitar comunicações de pesquisas de iniciação científica finalizadas ou em andamento, projetos de extensão, trabalhos de conclusão de curso, mestrado, doutorado e pós-doutorado, e também comunicações de relatos de experiências práticas nos temas propostos, sendo este último, a opção da equipe técnica.

A Psicóloga da PSE/Alta Complexidade Liamara Wagner Cavalheiro ressalta a qualidade do trabalho realizado em Pinhalzinho: “optamos por este eixo temático pois até onde temos conhecimento o município de Pinhalzinho/SC é um dos municípios pioneiros no Brasil com o acolhimento de crianças e adolescentes em Famílias Acolhedoras cadastradas e habilitadas, e compreendemos esta modalidade como a forma de acompanhamento mais  humanizada e individualizada que se pode ofertas às crianças e adolescentes que necessitam do acolhimento como medida de proteção”.

O eixo temático escolhido foi o SERVIÇO DE ACOLHIMENTO EM FAMÍLIA ACOLHEDORA, que tem como objetivo reunir os trabalhos que tratam da implementação de serviços de acolhimento em família acolhedora no Brasil e também no mundo, desde a etapa de implantação e assuntos relacionados ao acolhimento familiar como política pública, até temas do cotidiano de funcionamento dos serviços.

O “IV Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar” será realizado no município de Campinas/SP, de 20 a 23 de março de 2023.