A sexta-feira, 10 de fevereiro, foi dia de celebrar os 55 anos de história da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina – AMOSC. O evento foi realizado no salão Complexo de Eventos Tabajara e contou com a participação de diversas autoridades, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, militares, entidades representativas, imprensa e equipe de colaboradores da Associação.
Foram homenageados os ex-prefeitos e ex-colaboradores, dos últimos 10 anos, sendo que os anteriores, já haviam sido homenageados em 2013 nos 45 anos da AMOSC. Receberam reconhecimento ainda, as entidades parceiras, colegiados da entidade e a atual gestão. O presidente, Julcimar Antônio Lorenzetti, prefeito de Santiago do Sul, salientou em seu discurso, a importância da representatividade da AMOSC, que luta pelas causas do municipalismo: “É uma grande honra fazer parte da AMOSC, desta história vitoriosa que nos auxiliou na conquista da BR 282, da constituição da Fundeste e consequentemente de tantas outras conquistas no ensino superior e nas mais diversas áreas públicas.” afirmou
Após a solenidade, houve o jantar e em seguida música ambiente com John e Andrei.
Conheça a AMOSC
A entidade foi fundada em 11 de fevereiro de 1968, pela união de 34 prefeitos que perceberam a necessidade de esforços conjuntos para viabilizar conquistas de interesse coletivo. A AMOSC tem como seu maior objetivo a defesa dos interesses institucionais dos municípios, foi a terceira instituição do gênero a ser instituída em Santa Catarina e congrega vinte municípios consorciados que são: Águas de Chapecó, Águas Frias, Arvoredo, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Formosa do Sul, Guatambu, Jardinópolis, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Paial, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Santiago do Sul, São Carlos, Serra Alta, Sul Brasil e União do Oeste.
Dentre os objetivos da instituição destacam-se a defesa institucional, ampliação e fortalecimento da capacidade administrativa, econômica e social dos municípios, com a promoção da modernização administrativa municipal, coordenação e estabelecimento conjunto de medidas e políticas públicas visando o desenvolvimento integrado da microrregião, promoção de iniciativas para elevar as condições de bem-estar econômico e social da comunidade entre outros.
A AMOSC possui três entidades consorciadas, o CIS-AMOSC, o CIDEMA e o SAGA. Cada um deles presta serviços técnicos especializados em suas áreas de atuação, respectivamente, saúde, infraestrutura e meio ambiente e desenvolvimento econômico.