Reflexões, construções coletivas e cultura marcaram os seminários
Professores que atuam nos municípios da região da Amosc lotaram o auditório do bloco C da UFFS – Campus Chapecó em dois dias: na segunda-feira (6), os da educação infantil; e na terça-feira (7), do ensino fundamental. Foram dois encontros de estudos: o “Seminário Regional de Educação Infantil: Criança, Natureza e Escola: uma relação potente”,
O II Seminário de Implantação do Currículo do Ensino Fundamental é mais uma etapa de um trabalho que acontece há quase seis anos, em uma parceria que envolve UFFS por meio do Prof. Roberto Mauro Dallagnol, municípios da Amosc e Unochapecó através da Profa. Andréa de Almeida Leite Marocco. Conforme o professor da UFFS – Campus Chapecó Willian Simões, que coordena os trabalhos, durante todo esse tempo, houve a reflexão, a concepção e a aplicação de experiências com todos os envolvidos.
Conforme ele, esse foi o segundo encontro de três previstos e marcou o início do ano letivo e de formação continuada. Também estão previstas para o semestre, oficinas práticas a cada 45 dias até julho. No encerramento do III Seminário, também será feita a socialização de experiências pedagógicas aplicadas pelos professores das escolas.
“As práticas são o resultado da elaboração de uma matriz curricular, de uma proposta curricular, que agora estamos materializando. Trabalhamos na formação continuada para que a proposta passe a fazer parte do planejamento e das práticas dos professores – esse é o movimento, agora, da implantação do currículo”, ressalta ele.
A Assessora em Educação da Amosc, Locenir Selivan, destaca que os avanços vêm acontecendo à medida que o currículo está sendo implementado. “Ele foi elaborado a partir da participação dos professores da região e os professores especialistas das universidades parceiras. Então, acreditamos que já estamos colhendo, na medida que estamos fazendo os seminários de relatos de experiências. Estamos vendo a empolgação dos professores e, assim, podemos mensurar um pouco do que viemos fazendo em todos estes anos de formação. O balanço é positivo. Consideramos um avanço para a região”, pontua ela.
O trabalho participativo também é destacado pelo professor Willian. “Temos, por princípio, no projeto construído com a Amosc e a Unochapecó, a cooperação. Nosso foco é, sobretudo, fazer com que as pessoas se co-responsabilizem e se sintam parte desse projeto, que se diferencia de outros projetos com pacote fechado, pautados pela meritocracia, que acham que a competição entre escolas vai melhorar a educação. Nós pautamos pela cooperação e pelo trabalho conjunto, coletivo, compartilhado. E é por isso que, apesar dos muitos desafios, temos alcançado resultados muito positivos, com participação ativa de todos”, frisa ele.
O diretor da UFFS – Campus Chapecó, Roberto Dall’Agnol, lembra que a educação e a formação de professores estão no DNA da Universidade desde a sua criação. “Para nós é uma satisfação, mostra a valorização de um dos vieses da Instituição, que é a educação – o principal deles, sem dúvidas. Mostra que estamos conseguindo contribuir diretamente com a sociedade, uma vez que só nesses dois dias foram quase mil pessoas, mil professores frequentando a UFFS e desenvolvendo sua capacidade voltada à área, voltada à nova legislação. Eles levarão isso para as escolas, buscando o aprimoramento das suas aulas e, consequentemente, da nossa sociedade, com a melhor formação dos alunos. Além disso, temos grandes contribuições, inclusive com a produção importante que em breve será disponibilizada, como livros e cadernos metodológicos”, finalizou.
Os seminários marcaram a abertura do ano letivo e da formação continuada. Os professores participaram de um ciclo de palestras e durante o semestre terão as oficinas práticas presenciais a cada 45 dias, até o mês de Julho, quando acontecerá o encerramento com o III Seminário Regional, que será marcado pela socialização de experiências pedagógicas.
Já o Secretário de Educação de São Carlos e Coordenador do Colegiado da AMOSC, Sadi Baron, disse saber da importância da formação continuada. “E nestes dias foram trabalhados diversos assuntos da Educação Infantil, em especial, o desemparedamento, em que os municípios do Oeste já são uma referência. Conhecemos experiências em Novo Hamburgo e Blumenau que vêm há muitos anos trabalhando esta metodologia e nestes dois dias trabalhamos estas questões das séries iniciais e finais, do currículo regional e nós sabemos o quanto é importante construir de forma democrática os conteúdos e as metodologias. E a AMOSC, agora completando 55 anos, ajudando neste processo de formação, em parceria com a UFFS e a Unochapecó, nos deixa muito feliz em poder oportunizar à estes profissionais dos 20 municípios da AMOSC, esta importante formação do início do ano letivo de 2023. Desejamos a todos um ótimo ano letivo, com os professores motivados, os pais confiantes, as crianças e jovens com entusiasmo para este início de caminhada que inicia nesta quarta-feira (08), nas redes municipais e estadual”, finalizou Baron.
Fontes
UFFS e Assessoria de São Carlos