Os agricultores precisarão a partir de 01 de julho de 2023 emitir notas fiscais de produtor rural eletrônica (NFPRe) nas suas propriedades, para isso serão necessárias diversas adaptações por parte do produtor, entre elas ter acesso a internet. O Ajuste do SINIEF n.10 de 07/04/2022 está chegando, mas o prazo oficial ainda precisa ser regulamentado em Santa Catarina.
A AMOSC vem realizando cursos para orientar os produtores neste sentido, o assessor tributário da entidade Luciano Deon, realizou nesta segunda-feira, 31 de janeiro, mais uma etapa das formações, desta vez para os agricultores do município de Cordilheira Alta.
Com auditório cheio, os agricultores aprenderam como realizar sua habilitação para emissão da nota eletrônica e também como emitir uma nota fiscal eletrônica, onde foi demonstrado o passo a passo do procedimento.
Muitos produtores têm dificuldades de mexer no sistema, a emissão da nota precisa ser feita por meio de computador e muitos agricultores, principalmente os com mais idade, têm dificuldades com a tecnologia. A nota fiscal eletrônica de produtor já está em funcionamento no Estado, desde 2016, onde seu uso era obrigatório para venda de produtos realizados fora do Estado.
Novos cursos estão programados nos dias 06 e 14 de fevereiro, nos municípios de Caxambu do Sul e Nova Erechim, respectivamente.