AMOSC 54 anos de atuação em defesa dos municípios

Ao longo de 54 anos, comemorado neste dia 11 de fevereiro, a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), construiu uma história de fortalecimento dos municípios que integram a entidade, sempre alicerçada nos conceitos técnicos de planejamento, integração, desenvolvimento regional econômico e social. Quando fundada, em 1968, sendo a terceira instituição municipalista criada em território catarinense, reuniu os 34 Municípios que, então, compunham a microrregião. Atualmente são 20 municípios associados: Águas de Chapecó, Águas Frias, Arvoredo, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Formosa do Sul, Guatambu, Irati, Jardinópolis, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Quilombo, São Carlos, Santiago do Sul, Serra Alta, Sul Brasil e União do Oeste, que juntos ocupam território de 2.955 quilômetros quadrados, tendo uma população aproximada de 310 mil habitantes. A diretoria executiva da entidade, para gestão 2022, tem como presidente o prefeito de São Carlos, Rudi Sander, vices: o prefeito de Pinhalzinho Mário Afonso Woitexem, Luiz Daga de Águas Frias e Ivanir Possebon de Nova Itaberaba; secretários: Leonir Hentges de Águas de Chapecó e Rafael Marin prefeito de Serra Alta.

A AMOSC sempre se destacou entre as entidades de representatividade dos municípios em todo o estado e país. Desde que foi criada, a entidade está a frente de grandes iniciativas. A primeira grande campanha deflagrada pela AMOSC, foi no mesmo ano de sua fundação, em novembro de 1968, buscando a implantação da BR-282 no grande Oeste, obra que consolidou a definitiva integração territorial catarinense. O primeiro plano de desenvolvimento microrregional começou a ser estruturado em agosto de 1969, resultado de convênio da AMOSC com a Sudesul. O apoio da AMOSC também foi decisivo para interiorização da educação superior com a criação da Fundação de Ensino e Desenvolvimento do Oeste (Fundeste) que entrou em funcionamento no ano de 1974.

A coordenação da Secretaria Executiva da entidade, com suas equipes técnicas nas áreas Administrativa, Educação, Assistência Social, Engenharia Civil, Arquitetura, Agrimensura, Jurídica, Tributária, Informática e de Projetos e Convênios, a AMOSC presta assessoria aos municípios para facilitar o dia a dia das gestões municipais, ampliando a capacidade administrativa, a modernização conceitual, metodológica e tecnológica, desenvolvendo de forma dinâmica e ampla políticas públicas visando o desenvolvimento integrado da microrregião, promovendo iniciativas que elevam as condições de bem-estar de toda a sociedade que vive nos municípios integrantes.

Com o crescimento da região, o aumento das demandas sociais e a modernização, assinalando uma nova fase de cooperação transmunicipal, os prefeitos deliberaram em julho de 1996 pela criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde, o CIS AMOSC. Um dos primeiros do gênero no país.

Em novembro de 1998 surge o SAGA – Instituto de Desenvolvimento Regional – com o objetivo de ser o órgão operacionalizador dos projetos e ações que promovam o crescimento integrado na região da AMOSC.

Em julho de 1999 foi criada uma nova entidade de atuação microrregional, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, CIDEMA. O Consórcio tem, entre seus objetivos, planejar, adotar e executar planos, programas e projetos destinados à recuperação, conservação e preservação do meio ambiente do território dos Municípios consorciados.

Mensagem do presidente Rudi Sander

“Pra mim é uma grande honra estar presidente de uma associação tão atuante no estado de Santa Catarina e no Brasil. Muitas foram as conquistas através do trabalho coordenado pela AMOSC ao longo desses 54 anos de muitas lutas sempre em defesa do fortalecimentos dos municípios associados. Agradecemos os que por aqui passaram e deixaram sua marca de dedicação, citando apenas o ex-prefeito e deputado, saudoso Dr. Milton Sander, que foi um dos fundadores e também da nossa CNM – Confederação Nacional dos Municípios. É uma grande missão, e assim pautamos o nosso trabalho com nossas equipes técnicas, não abrindo mão da responsabilidade, agilidade e transparência, tendo como premissa o compromisso de honrar o legado deixado por cada presidente, cada prefeito que integrou a diretoria da entidade nesse mais de meio século de trabalho e de grandes feitos para o desenvolvimento social e econômico dos municípios e o bem-estar as pessoas da nossa região. Desejamos vida longa para nossa associação”.