Colegiado de Educação da AMOSC realiza a primeira reunião anual de trabalho

Nesta manhã (12/02), o Colegiado de Secretários Municipais de Educação reuniu-se e discutiram os seguintes assuntos: Escuta Especializada (Lei nº 13.431/2017, Decreto nº 9.603/2018); Orientações sobre as requisições de serviços pelo Conselho Tutelar às escolas; Lei nº 13.935/2019, Decreto nº 10.225/2020; Estimativas do FUNDEB/2020 e novo FUNDEB; Busca Ativa na Educação Básica; Implementação do Currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e trabalho da Gestão administrativa e pedagógica; Formações continuadas/2020 e paradas pedagógicas; Programações: Tribunal de Contas de SC – Orienta final de mandatos para dia 10/03/2020 no Centro de Eventos de Chapecó e V Fórum UNDIME Região Sul (18 e 19 de março).

Além dos temas debatidos foi realizada eleição da nova diretoria do colegiado de educação/2020, sendo eleito os seguintes secretários: Fabricio Fontana, Secretário de Educação de Pinhalzinho (coordenador Geral); Sadi Baron, Secretário de Educação de São Carlos (vice-coordenador); Idete Z. Munarini, Secretária de Educação de Paial (secretaria geral) e Sidinei Lemes da Silva, Secretário de Educação de Águas Frias (primeiro secretário).

Planejamento 2020: Implementação do Currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental; Finalização da atualização dos projetos políticos pedagógicos das escolas de acordo com os currículos/BNCC; Monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação; Acompanhar os trâmites do novo FUNDEB; Continuidade das formações de professores de acordo com os currículos; Definir critérios de escolha de diretores; Atualização da Lei do Sistema Municipal de Educação; Apresentar e discutir experiências de Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE).

A coordenadora do colegiado/2019, Eunice Brusch (Nova Erechim), agradeceu a contribuição de todos durante o trabalho desempenhado no ano que passou e ressaltou a importância do colegiado de educação como órgão representativo da educação na região para a melhoria da qualidade do ensino.