Nutricionistas e Merendeiras da AMOSC participam de curso de capacitação

Ocorreu no dia de ontem (31/10), curso para nutricionistas e representantes de merendeiras dos municípios da região da AMOSC. O curso foi sobre Necessidades Alimentares Especiais na Alimentação Escolar. O objetivo do curso foi discutir e apresentar alternativas de ofertas de refeições saudáveis para estudantes com alguma necessidade alimentar especial. O curso contou com a parceria da professora Roberta L. Taglietti que atua no curso de Nutrição da UNOCHAPECÓ. No período da manhã a professora Roberta trabalhou questões teóricas acerca do tema e a tarde foi ministrado uma aula prática propondo sugestões de alimentos diferenciados, para oferecer aos estudantes, em que os mesmos, possam se alimentar sem prejuízos à saúde.

Segundo a merendeira Neli Rilozi que atua no município de Guatambu “de manhã foi muito esclarecedor nas dúvidas que eu tinha sobre alergias da proteína do leite e do ovo por exemplo”. Conclui afirmando que “a tarde foi proveitosa, as receitas realizadas vão nos ajudar com a alimentação das crianças que precisam um cardápio diferenciado, como diabético e alérgicos. Tivemos uma noção que não é tão difícil fazer uma receita diferente e bem dentro do tempo que nós precisamos nas escolas”.

Para a nutricionista Gabriela Stoffel que atua no mesmo município, “o curso foi muito bom. As experiências compartilhadas pela manhã foram enriquecedoras e contribuíram para melhorar ainda mais a oferta de alimentos para os alunos que apresentam necessidades alimentares especiais. As receitas elaboradas na prática são simples e fáceis de preparar, podendo ser adaptadas ao cardápio escolar. Cursos como este são essenciais para a atualização profissional tanto das nutricionistas quanto das merendeiras, que lidam diariamente com necessidades alimentares diferenciadas, e que exigem adaptação ao cardápio para promover ao máximo a inclusão desses alunos também na hora das refeições”. Esta capacitação foi uma das ações do Colegiado de Nutricionistas da AMOSC que atuam nas escolas dos municípios da região e contou com a parceria da UNOCHAPECÓ.

De acordo com Jorye Mendes de Medeiros, nutricionista de Nova Itaberaba e coordenadora do colegiado de nutricionistas, “ações como estas são fundamentais para o aperfeiçoamento, bem como, proporcionar para os estudantes uma alimentação adequada conforme suas necessidades”.