O Colegiado de Cultura da AMOSC se reuniu nesta manhã (29/10) no município de Nova Erechim. Os participantes puderam prestigiar o Grupo do Coral Municipal, exposição de telas confeccionadas durante as oficinas por adultos e crianças. A Diretora de Cultura, Sandra Solivo relatou as experiências desenvolvidas nas oficinas culturais do município.
Outro destaque foi a palestra do professor Patrick Zancanaro sobre a Cultura e o Folclore Regional, falando principalmente do trabalho dos grupos de danças que tem se destacado a nível Regional, Estadual e até mesmo difundido a herança cultural para outros países.
Ainda durante a reunião foi discutido a importância da consolidação dos Planos Municipais de Cultura como um instrumento indutor da Gestão Cultural. Deve ser observado o alinhamento dos PMCs com as peças orçamentárias, para que efetivamente as metas, estratégias e ações se materializem efetivamente na prática. Outra observação discutida pelo grupo sobre os planos de cultura, é a forma de acompanhamento e monitoramento para garantir sua execução.
Conforme expressado pela diretora de cultura de Nova Erechim, “investir em cultura, é investir na alegria, na satisfação e saúde física e mental das pessoas, além de possibilidades de geração de renda”.
Finalizando o encontro, foi divulgado as próximas programações culturais dos municípios para os meses de novembro e dezembro e realizado visita na Biblioteca Municipal que foi reestruturada.